Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ef 1,11-14)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 11em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão puseram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.

— Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Responsório (Sl 32)

— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.

Evangelho (Lc 12,1-7)

— O Senhor esteja convosco!

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor

Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.

3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.

4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.

Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A Palavra de Deus nos ajuda a vencer a hipocrisia

Que a Palavra de Deus semeada no meio de nós seja força para derrubarmos toda a hipocrisia que há sobre nós.
“Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido” (Lucas 12, 1-2).

Amados irmãos em Nosso Senhor Jesus Cristo, nós hoje, ao ouvirmos o coração de Deus falar ao nosso coração, vemos que o Senhor nos alerta sobre o perigo e sobre o mal que é a hipocrisia. Este mal é como um fermento; e sabemos que o fermento é aquilo que leveda e que dá consistência à massa. A hipocrisia faz mal em todos os sentidos. Primeiramente para a vida pessoal, a hipocrisia vai nos formando e arquitetando por dentro e nos acostumando a viver uma vida de aparências. E também é um mal para a sociedade, quando esta se acostuma a ser aquilo que não o é, a transformar mentiras em verdades, a dar mais valor à aparência do que a realidade. Com esse mal [hipocrisia] vamos nos acostumando a viver com máscaras e não a sermos reais, concretos, sinceros e, sobretudo, verdadeiros.

Por isso Jesus hoje nos chama a atenção para que nos purifiquemos da hipocrisia. Não queiramos ser o que não somos! Ao mesmo tempo, não queiramos cobrar dos outros aquilo que nem mesmo nós fazemos. Mas o pior de tudo: não digamos uma coisa e façamos outra.

Desse modo, nós vamos nos acostumando com a vida assim, com a vida aparente – todo 0 mundo achando que está bem, que está tudo legal – vamos acumulando o mal, as coisas erradas, o que não é correto. Não pensemos que o mal ficará para sempre escondido. Não, chegará uma hora em que ele virá à tona, ele ganhará forma e da pior maneira possível.

O mal da hipocrisia é que ela nos ilude, nos engana; vivemos uma vida errada, escondida e perdemos a consciência do que é correto. Chega uma hora em que a máscara cai, e melhor do que deixar a máscara cair e nos derrubar, é preferível que a arranquemos antes que ela acabe com a nossa vida e com o nosso coração.

Que a Palavra de Deus hoje, semeada no meio de nós, seja força para derrubarmos toda a hipocrisia existente em nós. E que, ao mesmo tempo, seja luz para nos mostrar, primeiramente a nós mesmos, aquilo que não enxergamos, para nos elucidar sobre a verdade a respeito de cada um de nós que está escondida. Para que esta venha à luz diante de nós, na presença de Deus, e para que possamos reparar nossos erros, corrigir o que está errado e fugir da hipocrisia e da falsidade.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.