Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Tg 4,13-17)

Leitura da Carta de São Tiago.

Caríssimos, 13e agora, vós que dizeis: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro”. 14No entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida amanhã! Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece.

15Em vez de dizer: “Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”, 16vós vos gloriais de vossas fanfarronadas. Ora, toda a arrogância deste tipo é um mal. 17Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 48)

— Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!

— Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!

— Ouvi isto, povos todos do universo, muita atenção, ó habitantes deste mundo; poderosos e humildes, escutai-me, ricos e pobres, todos juntos, sede atentos!

— Por que temer os dias maus e infelizes, quando a malícia dos perversos me circunda? Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam na abundância de seus bens?

— Ninguém se livra de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites e garantir-lhe uma existência imortal.

— Morrem os sábios e os ricos igualmente; morrem os loucos e também os insensatos, e deixam tudo o que possuem aos estranhos.

Evangelho (Mc 9,38-40)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O segredo da vida é viver cada dia de forma única, sóbria e humilde, ser dependente da graça de Deus

“Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4, 15).

A Palavra de Deus, hoje, é um antídoto, um remédio para que possamos vencer a arrogância da alma e do coração humano.

Nossa alma é movida por conquistas, gostamos de tê-las, pois nos mantêm de pé. Quando não conquistamos aquilo que queremos, o sentimento de fracasso e derrota toma conta de nossa alma e de nosso coração.

À medida que crescem nossas conquistas (sejam elas materiais ou espirituais), as disputas que travamos, cresce em nós também a vanglória, a glória vã, inútil, que nos leva a achar que somos donos da nossa vida, do mundo, e que tudo vai acontecer do jeito que queremos. Começamos a planejar cada vez mais: “Faremos isso! Faremos aquilo!”, e achamos que tudo podemos e conseguiremos.

Seja uma pessoa positiva, otimista, mas não arrogante; não permita que a arrogância tome conta do seu coração, pois ela é irmã do orgulho. Os dois, de mãos dadas, cegam a visão interior que precisamos ter de nós e do mundo em que estamos, mete-nos nas ilusões da vida, de modo que vivemos a vida de qualquer forma, achando que tudo vai andar do jeito que queremos.

É óbvio que, se estamos esperando por isso, mais cedo ou mais tarde, vamos nos decepcionar, “cair do cavalo”. Por isso, o segredo da vida é viver cada dia de forma única, sóbria e humilde, ser dependente da graça de Deus. “Se a graça me permitir, eu irei! Se a graça de Deus me permitir, eu farei! Se a graça de Deus estiver comigo, eu vou transpor horizontes.”

A graça de Deus nos mantém na humildade, na vida simples, por maiores que sejam as conquistas da vida! A graça de Deus vence essa maldita arrogância que toma de nós. Quantos tronos caem por terra, quantas pessoas “se acham” por aquilo que fazem! Quantas pisam nas outras, achando que são poderosas para sempre!

Tudo passa, mas aquele que permanece na graça de Deus permanece para sempre!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.