Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Mq 6,1-4.6-8)

Leitura da Profecia de Miqueias.

1Ouvi o que diz o Senhor: “Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze com que as colinas ouçam tua voz”.

2Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel. 3“Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me. 4Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa da servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria”.

6“Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano? 7Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares e torrentes de óleo? Porventura ofertaria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?” 8Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 49)

— A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios! Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

— Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Diante disso que fizeste eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

— Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho (Mt 12,38-42)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.

40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Cristo é o único sinal capaz de salvar a sua vida

 “Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: ‘Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti’. Jesus respondeu-lhes: ‘Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas’” (Mateus 12,38-39).

Meus irmãos, Jesus declarou que não daria nenhum sinal àqueles mestres da Lei e àqueles fariseus, porque o sinal já havia sido dado: o sinal do profeta Jonas. Jonas foi um sinal para Nínive, e Nínive se converteu, escutou a Palavra de Deus. O povo se arrependeu e voltou-se para o Senhor.

Jonas já havia sido um sinal. E, meus irmãos, Jesus, é claro, era e é o sinal, porém, os mestres da Lei e os fariseus não conseguiam enxergar que todos os sinais que Jesus já havia realizado, já diziam que Ele era Deus, que Ele tinha vindo de Deus. Sim! Que Ele era o próprio Deus.

Infelizmente, aqueles mestres da Lei e fariseus pareciam estar atrás de espetáculos, de shows, e Jesus não quis dar espetáculo, Ele não quis dar ali um show. Jesus não veio para se dizer simplesmente como Filho de Deus, mas Ele mostrou com a sua vida que Ele era o Filho de Deus. E eles precisavam perceber isso.

Busquemos o sinal, o Cristo, porque é Ele quem oferece a nossa salvação

Meus irmãos, na nossa caminhada, precisamos, cada vez mais, perceber que é Jesus, que é o Senhor; e não precisamos de nenhum sinal, porque Ele já é o sinal. A Eucaristia é o sinal da presença do Cristo, é o próprio Cristo. A Palavra de Deus já é a presença de Deus entre nós, de Cristo entre nós. O Senhor, que está também no pobre, no necessitado que nos pede, também ali está a presença de Cristo Jesus.

Meus irmãos, os sinais já estão aí, o Senhor não quis e não quer dar nenhum sinal, porque Ele já é o sinal. Jesus não quis satisfazer a curiosidade de ninguém. Para quem não acredita, os sinais não provocam conversão.

Quantos, hoje, também conseguem ver o sinal (a Eucaristia), conseguem constatar — “É a Palavra de Deus!” —, mas ainda não se converteram. Os sinais não bastam, o que basta mesmo é abrir o coração para perceber a presença de Cristo Senhor.

Então, Jesus não veio para demonstrar os Seus poderes, para ter plateia, Ele realiza os sinais para conversão e salvação, e não para uma demonstração, e não para um espetáculo.

Irmãos, os sinais que o Senhor já realizou, os sinais que Ele apresentou ao mundo já bastam! Não busquemos os sinais, busquemos o sinal (o Cristo), porque é Ele quem oferece a nossa salvação.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.