Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura(Ez 24,15-24)

Leitura da Profecia de Eze­quiel.

15A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 16“Filho do homem, vou tirar de ti, por um mal súbito, o encanto de teus olhos. Mas não deverás lamentar-te nem chorar ou derramar lágrimas. 17Geme em silêncio, sem fazer o luto dos mortos. Põe o turbante na cabeça, calça as sandálias nos pés, sem encobrir a barba, nem comer o pão dos enlutados”.

18Eu tinha falado ao povo pela manhã, e à tarde minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz como me foi ordenado. 19Então o povo perguntou-me: “Não nos vais explicar o que têm a ver conosco as coisas que tu fazes?” 20Eu respondi-lhes: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 21Fala à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Vou profanar o meu santuário, o objeto do vosso orgulho, o encanto de vossos olhos, o alento de vossas vidas. Os filhos e as filhas, que lá deixastes, tombarão pela espada.

22E fareis assim como eu fiz: Não cobrireis a barba, nem co­mereis o pão dos enlutados, 23levareis o turbante na cabeça, as sandálias nos pés, sem vos lamentar nem chorar. Definhareis por causa de vossas próprias culpas, gemendo uns para os outros. 24Ezequiel servirá para vós como sinal: Fareis exatamente o que ele fez; quando isso acontecer, sabereis que eu sou o Senhor Deus”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório(Dt 32,18-21)

— Esqueceram o Deus que os gerou.

— Esqueceram o Deus que os gerou.

— Da Rocha que te deu à luz te esqueceste, do Deus que te gerou não te lembraste. Vendo isto, o Senhor os desprezou, aborrecido com seus filhos e suas filhas.

— E disse: Esconderei deles meu rosto e verei, então, o fim que eles terão, pois, tornaram-se um povo pervertido, são filhos que não têm fidelidade.

— Com deuses falsos provocaram minha ira, com ídolos vazios me irritaram; vou provocá-los por aqueles que nem povo são, através de gente louca hei de irritá-los.

Evangelho(Mt 19,16-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.

20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Não despreze os mandamentos da Lei de Deus!

Não despreze os mandamentos da Lei de Deus, não despreze os mandamentos que aprendemos do coração de Deus.

“Se queres entrar na vida, observa os mandamentos” (Mateus 19, 17).

Um homem, uma pessoa, melhor dizendo: um jovem se aproxima hoje de Jesus e pergunta a Ele o que deve fazer de bom para possuir a vida eterna. Sabemos que, no desfecho final, esse jovem volta triste com a resposta de Jesus, porque ele era muito rico.

Deixe-me dizer uma coisa ao seu coração: para entrarmos na vida eterna ou para a vida eterna entrar em nós, Jesus nos coloca em dois caminhos essenciais, ou melhor ainda: as duas setas necessárias as quais não podemos ignorar. A primeira delas é: viver os mandamentos. Sabemos que viver os mandamentos da Lei de Deus não é uma coisa tão simples, mas como isso é necessário, como isso é importante, eles são a escada, são os degraus pelos quais precisamos subir para chegar até o coração de Deus!

Não despreze os mandamentos da Lei de Deus, não despreze os mandamentos que aprendemos do coração de Deus! É verdade que a sociedade em que vivemos não dá o devido valor e a importância que os mandamentos merecem ter. Muitos destes são até escarnecidos, desvalorizados e desprezados no mundo em que vivemos.

Já faz tempo que o domingo deixou de ser o Dia do Senhor para muitos; já faz muito tempo que honrar pai e mãe é uma coisa opcional. Na sociedade em que vivemos, o aborto e tantos outros valores que são atentados à vida estão em alta! E o que dizer do valor do matrimônio, da pureza, da castidade? Muitas vezes, até nós que somos de Deus desmerecemos ou não damos a devida importância a esses valores.

Mas se queremos entrar na vida e queremos viver a vida de Deus em nós, os mandamentos da Lei de Deus não podem ser desprezados por nós. Muito pelo contrário, devem ser valorizados, enaltecidos e, acima de tudo, devem ser cultivados e praticados onde vivemos e onde nós estamos.

Em segundo lugar, além de observarmos os mandamentos, também somos chamados por Jesus a viver o desapego, o despojamento, a não ter outro tesouro e outra riqueza maior do que Jesus. E é isso que entristece o coração daquele jovem e entristece o coração de muitos de nós; podemos até fazer todo o esforço para viver os mandamentos do Senhor, mas viver desapegados do que temos, ter que abrir mão dos valores materiais para sermos mais livres, no mundo em que vivemos, onde ter e possuir é o que manda no coração dos homens, muitas vezes, se torna difícil seguir Jesus e ter um coração livre, desapegado e despojado.

Hoje esse é o convite do Mestre a nós, e se queremos entrar na vida eterna, eis o caminho, eis a direção.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.