Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Tm 4,10-17b)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério.

12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.

14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 144)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem/ vosso Reino glorioso!

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem/ vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens/ e o fulgor de vosso reino esplendoroso./ O vosso reino é um reino para sempre,/ vosso poder, de geração em geração.

— É justo o Senhor em seus caminhos,/ é Santo em toda obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho (Lc 10,1-9)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Precisamos ser presença de Deus onde quer que estejamos

 “O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir” (Lucas 10,1).

Estamos celebrando, hoje, o evangelista São Lucas. Ele não era do grupo dos doze apóstolos, mas era um discípulo de Jesus, sobretudo na escola de Paulo. É Lucas quem traz para nós a beleza da sua obra, o Evangelho que escreveu e os Atos dos Apóstolos, que é a continuidade desse mesmo Evangelho, onde ele nos relata Jesus, o Homem do Espírito e a Igreja que nasce do Espírito, e é conduzida pelo mesmo Espírito.

Lucas foi um homem que se deixou ser conduzido pelo Espírito de Deus. Intelectual, médico, tornou-se médico de almas e corações, seguindo Jesus de todo o coração. Assim como o Senhor enviou setenta e dois, enviou tantos outros para ir a sua frente ao lugar onde o próprio Jesus devia ir. A missão do discípulo é essa: levar Jesus aonde Ele precisa estar.

O Senhor nos envia aonde Ele quer que estejamos para sermos sal, fermento, luz e presença da Sua graça

Não há dúvidas nenhuma de que nós, os discípulos de Jesus de hoje, temos essa incumbência e missão: precisamos ser a presença de Jesus onde estamos. Há tantos lugares que Jesus precisa entrar, ficar, permanecer, evangelizar, salvar, curar, libertar, e é por isso que, no batismo, o Senhor nos ungiu para que, em Seu nome, possamos levar a Sua Palavra, Seu amor e Sua presença.

Às vezes, as pessoas gostam de estar em nome de autoridades, “Represento tal”, “Represento a família tal”, “Represento aquela pessoa”. Não! Representamos Jesus, nós estamos neste mundo, e para onde somos enviados é em nome e na autoridade d’Ele. Por isso, exerça essa autoridade.

É óbvio que a autoridade de Jesus não é a autoridade humana, mundana, mas é a autoridade da graça. Como o próprio Evangelho nos relata é a autoridade sobre os espíritos impuros e malignos. O discípulo de Jesus leva a paz, o discípulo de Jesus leva o Reino de Deus, a Palavra de Deus, a presença d’Ele onde Ele estiver, por isso o Senhor nos envia aonde quer que nós estejamos para sermos sal, fermento, luz e presença da Sua graça, presença de Jesus onde nos fizermos presente.

Se o mundo não é convertido e transformado, é porque os discípulos de Jesus não O têm levado a todo esse mundo. Na insistência da fé, na graça da fé, testemunhemos a fé, testemunhemos Jesus, a Vida, a Palavra. Testemunhemos Jesus com o coração.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.