Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Cor 11,18.21b-30) 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 18já que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. 21bO que outros ousam dizer em vantagem própria, eu também o digo a meu respeito, embora fale como insensato.

22São hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São da descendência de Abraão? Eu também. 23São servos de Cristo? Como menos sensato digo: Eu ainda mais. De fato, muito mais do que eles: pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta.

Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. 24Cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um. 25Três vezes, fui batido com varas. Uma vez, fui apedrejado. Três vezes, naufraguei. Passei uma noite e um dia em alto-mar.

26Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos: perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em lugares desertos, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos.

27Trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, frequentes jejuns, frio e nudez! 28E, sem falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as Igrejas! 29Quem é fraco, que eu também não seja fraco com ele? Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação? 30Se é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei!

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33)

— O Senhor liberta o justo de todas as angústias!

O Senhor liberta o justo de todas as angústias!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

Evangelho (Mt 6,19-23)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Semeando o bem ajuntamos o melhor tesouro

Semear o bem e exercer a bondade em todos os contextos e situações da vida é o melhor tesouro a ser acumulado para a eternidade.

“Juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam” (Mateus 6, 20).

A Palavra de Deus mostra-nos qual é o verdadeiro tesouro e em que lugar devemos guardar o maior tesouro existente: a graça de Deus em nossa vida, porque, quem se encontrou com a graça, com o Reino de Deus e com o preciosíssimo coração de Jesus, encontrou-se com tudo!

Contudo, nós, muitas vezes, vivemos para ajuntar tesouros e traças nesta terra. Vivemos juntando coisas demais em nossa vida, acumulamos muitas coisas dentro de nós e em nossa casa. Preocupamo-nos em ter e reter coisas sem nem saber quem as vai usar. E isso tanto faz se para o pobre ou para o rico, porque o essencial na mensagem do Evangelho de hoje não é ser rico ou ser pobre, mas sim o cuidado que se deve ter com a cobiça, com aquilo que os olhos veem, desejam e trazem para dentro de si.

O mal da cobiça é a pessoa nunca estar satisfeita com aquilo que já tem. É o querer ter mais, é a sede da posse e a avareza pelos bens. É a necessidade do consumo de forma desmedida e sem controle. Isso nos deixa mais pobres e mais vazios, porque, à medida que desejamos os bens materiais desse modo, nós nos tornamos pessoas cada vez mais materialistas e o nosso espírito vai ficando cada vez mais reduzido no que se refere ao sentimento e ao sentido pelas coisas espirituais.

Há pessoas que só falam de coisas terrenas e para as quais que a morte é o fim de tudo, porque elas passaram a vida inteira semeando e projetando coisas somente para essa vida.

Vamos acumular um tesouro no céu: no coração de Deus! Vamos semear bastante nesta terra para colhermos na eternidade! Semear o bem, fazer o bem, praticar o bem, exercer a bondade em todos os contextos e situações da vida, tudo isso é o melhor tesouro a ser feito, é a melhor graça a ser acumulada para a eternidade.

Cuidar dos outros e nos doar para os outros sem esperar nada em troca, sem esperar retribuição das pessoas e do mundo. O tesouro que nós acumulamos não é para esta vida, é para a eternidade junto de Deus!

Por isso precisamos ser pessoas que façam o bem pelo bem de modo gratuito, não esperando nada em troca, a não ser o “amém” do coração de Deus, a não ser para guardar em Deus as virtudes que aprendemos a cultivar nesta terra.

Que cresçamos nas virtudes, nos valores evangélicos, que cresçamos semeando sementes para que o Reino de Deus possa brotar no coração das pessoas. E que sejamos cada vez menos materialistas e estejamos cada vez mais com o coração centrado em Deus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.