Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Sm 7,4-5a.12-14a.16)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 4a Palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5a"Vai dizer ao meu servo Davi: 'Assim fala o Senhor: 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 88) 

— Eis que a sua descendência durará eternamente.
— Eis que a sua descendência durará eternamente.

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

— "Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor.

Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!"

— Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor,vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!'Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.

Segunda Leitura (Rm 4,13.16-18.22)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. 

Irmãos,13Não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé, que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência. 16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apoia somente na fé de Abraão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: "Eu fiz de ti pai de muitos povos". Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: "Assim será a tua posteridade". 22Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.
Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Recorramos ao auxílio de São José!

Recorramos a São José, olhemos seu exemplo de amor, fidelidade e entrega a Deus

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1,20).

Hoje, a Igreja nos dá a graça de celebrarmos São José, o esposo de Maria, o pai adotivo de Jesus, homem eleito e escolhido com um papel fundamental nos desejos salvíficos de Deus.

Às vezes, olhamos para a figura de Maria e reconhecemos a importância que ela tem na história da salvação, que é única. Ao seu lado, Deus também colocou um companheiro, um homem santo, justo, virtuoso, sobretudo, um homem muito temente e íntimo de Deus.

O que me chama à atenção em São José, o que me leva a olhar para ele como este homem de Deus, é aprender como era fiel e temente, sobretudo como ele amava a Deus sobre todas as coisas. Para ter a grandeza de alma que teve, o amor que teve para com Maria e Jesus, é porque José tinha muito Deus no seu coração!

Num primeiro momento, ele não entendeu nem compreendeu aquilo que aconteceu com Maria. Por isso, no seu coração, não a queria difamar, porque ela ficou grávida quando era esposa dele e não tinha sido por ele. José desconfiava de Maria, mas não entendia os desígnios que Deus tinha para ela. Ele silenciou seu coração, colocou-se na presença de Deus. E quem se coloca na presença de Deus, é Ele mesmo quem vai conduzindo e iluminando.

Às vezes, quando não compreendemos uma coisa, a nossa primeira reação é nos chatearmos, aborrecermo-nos, ficarmos até revoltados. Precisamos aprender no silêncio de José a nos submeter, para não entendermos as coisas de uma forma humana, para não sermos precipitados, para não tomarmos decisões na carne e na humanidade apenas, mas para sermos conduzidos no Espírito, como José foi.

Deus usou de um meio para intervir, para se manifestar, para mostrar a José qual era a Sua vontade. José, por meio de um sonho, compreendeu que ele não podia, de forma nenhuma, ter medo de acolher Maria.

José teve medo de acolher Maria, medo de amá-la, de continuar cuidando dela, mas foi o próprio Deus quem lhe mostrou que ele era o homem escolhido para cuidar dos Seus tesouros mais preciosos: seu próprio filho Jesus, Nosso Senhor e Salvador, e a Mãe d’Ele, aquela que era a portadora da graça.

José é o grande guardião da Igreja, o grande guardião da família e protetor de todos nós! Deus o escolheu para uma posição fundamental: cuidar, guardar, vigiar aquilo que é d’Ele, para que Sua graça não se perca em nós, para que não desperdicemos aquilo que Deus nos deu. Recorramos a São José, olhemos Seu exemplo de amor, fidelidade e entrega a Deus, recorramos à Sua proteção!

Reze: “José, que guardastes e protegestes a Sagrada Família, que guardastes e protegestes os grandes tesouros de Deus, proteja, guarde, conduza com tuas mãos, com tua intercessão poderosa a mim, a minha casa, a minha família, o meu coração, a minha fé, as minhas intenções, os meus propósitos, aquilo que eu não compreendo, aquilo que dentro de mim parece cego e obscuro. Ó, José, grande amigo de Deus, homem das virtudes, ensina-me também o caminho do Céu!”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.