Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 7,51-8,1a)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: 51“Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!”

54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para a céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.

57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isto, morreu. 8,1aSaulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 30)

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, vosso amor me faz saltar de alegria.

— Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais.

Evangelho (Jo 6,30-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.

32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O Pão que desce do Céu alimenta a nossa alma

 “Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (João 6,33).

Jesus está nos apresentando o verdadeiro pão, o verdadeiro alimento. Já acordamos sedentos e famintos, passamos o dia pensando no que vamos comer, mas há uma sede mais profunda, há uma fome que inquieta a nossa alma e o nosso coração e, muitas vezes, descontamos nos alimentos do cotidiano aquilo que é a sede mais profunda da alma, aquilo que é a fome mais funda do coração do homem.

Partimos para os alimentos, para as bebidas; outros partem para o cigarro, para as drogas, para uma sexualidade errada, aquilo que é a fome que o nosso interior tem.

A nossa alma e o nosso coração estão sedentos da verdade e da eternidade, o nosso coração e o nosso interior têm sede do verdadeiro alimento, têm sede de algo que sacie aquilo que dentro de nós está vazio. E preenchemos com os alimentos desse mundo a sede que é eterna, a fome que é infinita dentro do nosso coração.

Só Deus pode saciar a nossa fome, só o amor divino pode saciar a nossa sede, por isso, Jesus está afirmando que o Pão que desce do Céu é aquele dá vida, é aquele que sacia e, verdadeiramente, alimenta a fome e a sede da alma.

Precisamos nos voltar para Aquele que é o Pão da Vida

É preciso dizer, de forma categórica, que precisamos nos alimentar de Deus, precisamos nos preencher d’Ele. Precisamos deixar que aquela sede e vazio que estão em nós nos sacie de Deus, porque senão iremos nos alimentar dos alimentos e elementos do mundo que são até paliativos, ou seja, iludem, enganam, disfarçam, mas não resolvem. Você está com sede, toma tanta coisa, toma refrigerante, isso e aquilo, mas não resolve, você apenas engana a sua sede, porque há uma sede muito mais profunda e inquieta que perturba o nosso ser.

Precisamos nos saciar de Deus, nos preencher d’Ele porque precisamos nos voltar para Aquele que é o Pão da Vida.

Recebemos Jesus na Eucaristia, na Palavra, na prática do amor, mas é mais do que receber, é se alimentar, é saciar-se, não é esperar que assim como eu como um pão e esse já me enche, me preenche, não é simplesmente esperar que abrindo a Bíblia ou comungando a Eucaristia, de uma forma mágica, já estarei todo resolvido.

A Eucaristia é Jesus quem entra em nós, mas precisamos entrar na Eucaristia, mergulhar a nossa vida na Eucaristia. A Palavra de Deus é Ele quem entra em nós, mas eu preciso entrar na Palavra, penetrar nela, mergulhar, me saciar e me entregar a ela para que a obra de Deus vá se realizando, vá saciando, vá preenchendo os vazios da minha alma e do meu coração.

Não seja simplesmente aquela pessoa que foi à Missa, que comungou, mas não entrou em comunhão com Deus; não seja aquela pessoa que abriu a Bíblia, mas não contemplou, não entrou na ação renovadora de Deus na alma e no coração.

É preciso ter comunhão com Deus, e comunhão com Ele é mergulhar a nossa vida em Deus e deixar que Ele esteja presente em todas as áreas da nossa vida, é saciar-se, preencher-se e alimentar-se d’Ele, é viver na presença de Deus em tudo que realizarmos nessa vida.

É preciso saciar-se do pão que dá vida e traz sentido para a nossa existência.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.