Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 15,22-31)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.

Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 56)

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

— Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minha alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!

Evangelho (Jo 15,12-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Fortifique sua relação de amizade com Cristo

“Naquele tempo, Jesus disse: ‘Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça” (João 15,14-16).

Essa é a Palavra de Jesus para nós, nesta sexta-feira, meus irmãos e minhas irmãs. É um apelo, é um convite, um convite a ser amigo de Cristo. Amigo, aquele que caminha lado a lado, aquele íntimo, aquele que é companheiro.

E Jesus fez para os Seus discípulos esse chamado e o faz a cada um de nós, mas é um convite, como eu disse. Jesus não obriga ninguém a essa relação, a esse tipo de relacionamento. Somos livres para aderir e para acolher a amizade de Cristo como esse lugar de reciprocidade. Porque amizade é assim, amizade é essa reciprocidade, dar e receber amor.

Cristo nos chama a essa reciprocidade. Recebemos a Sua vida como um dom, como um presente, recebemos o Seu coração, mas também somos convidados a dar o nosso coração a Ele, a oferecer o nosso coração a Cristo, para que essa relação de amizade com Ele, pouco a pouco, vá sendo construída.

Esse tipo de relacionamento ao qual Jesus nos convida, ele se contrasta radicalmente com a mentalidade deste mundo, porque a mentalidade deste mundo é um amor que precisa ser merecido. Preciso fazer algo para merecer o amor, um amor que, muitas vezes, posso comprá-lo e um amor que me dá alguma coisa em troca. Isso, dentro da filosofia, chamamos de utilitarismo, quando usamos a amizade de alguém, a oportunidade de ter um relacionamento com alguém, para usufruir dessa pessoa algum benefício nosso, isso é utilitarismo.

Quanto mais parecidos com Cristo, mais essa relação de amizade vai sendo fortificada

Jesus nos chama a uma relação de um amor gratuito, um amor imerecido, um amor que não se compra, um amor que não espera nada em troca, um amor sem pretensões. É  esse amor de amizade ao qual Jesus nos chama. A amizade é o amor gratuito de Jesus.

Por isso que o Espírito Santo nos faz passar dessa condição que falou o Evangelho: de servos para amigos de Jesus. Porque o Espírito Santo nos cristifica, Ele nos faz mais parecidos com Cristo, e quanto mais parecidos com Cristo, mais essa relação de amizade vai sendo fortificada. É assim nas nossas relações de amizade humana, quando amamos alguém, algumas coisas daquela pessoa são assimiladas na nossa vida, o jeito de falar, algumas realidades se parecem muito, também com Cristo é assim.

É o Espírito Santo que nos faz passar da condição de servos para a condição de amigos, aqueles que podem estar perto do coração de Cristo, aqueles que são depositários de todos os tesouros e de todas as graças do coração de Jesus. Por isso, peçamos ao Senhor a graça de corresponder a tamanho dom, que realmente exista no nosso coração essa reciprocidade, esse desejo de também fazermo-nos amigos do Senhor.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira  Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.