Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 1,1.4-10)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo de Benjamim. 4Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5“Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”.

6Disse eu: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo”. 7Disse-me o Senhor: “Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

9O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: “Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 70)

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho (Mt 13,1-9)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor. 

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:

“O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.

7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Permita que a Palavra produza frutos em seu coração

Precisamos da semente da Palavra de Deus, dos seus frutos para que a nossa vida no Espírito cresça

“O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram” (Mateus 13, 4). 

A grande graça que temos em nossa vida é a Palavra de Deus, semeada e lançada em nosso coração, para produzir vida e frutos. Sabemos que toda semente boa e bem semeada, cuidada e tratada vai crescer, poder produzir muitos frutos para nossa sobrevivência humana.

Se nós precisamos dos frutos da terra para a nossa sobrevivência humana, como nós precisamos da semente da Palavra de Deus, dos seus frutos para que a nossa vida no Espírito cresça, alguém pode perguntar: “Por que eu não consigo ter vida espiritual? Por que a minha relação com Deus não cresce? Por que minha intimidade com o Senhor não acontece?”. Muitas vezes, é por relaxo, por desleixo e falta de cuidado para com a Palavra, que é semeada em nossos corações.

Meus irmãos, vivemos num tempo de abundância. A Palavra de Deus é semeada em nossas igrejas, nas redes sociais, na televisão, no rádio, em todos os lugares. Temos a Palavra ao nosso alcance como nunca a tivemos antes!

Como era difícil para os antigos ter acesso à Palavra! Primeiro, porque muitos não sabiam ler; depois, porque a Bíblia era escrita em sua linguagem original, as pessoas tinham de ir à igreja escutar com muita atenção aquilo que os padres e pastores ministravam, porque, de outra forma, não conheciam a Palavra. Mas como guardavam, como retinham e decoravam o que ouviam!

Hoje, vivemos no tempo da ‘dispersão’, quer dizer, vivemos dispersos demais, distraímo-nos demais e por qualquer coisa. Estamos ouvindo a Palavra, mas já estamos com a cabeça preocupada com outras coisas; estamos na igreja, mas com um aparelho na mão, um smartphone, seja lá o que for! Olhamos para ver se ele vai tocar, se vai mostrar alguma coisa.

Temos uma geração de jovens, infelizmente, extraviada e perdida, porque não conhecem a Palavra de Deus. As tecnologias são maravilhosas, bendita seja cada uma delas!, inclusive porque nos permitem ter acesso à Palavra. No entanto, elas nos distraem, roubam de nós o essencial, não nos permitem mergulhar na Palavra de Deus.

Fazemos parte, de fato, de uma geração dispersa, totalmente desatenta e desleixada, que não consegue centrar-se na Palavra de Deus, porque se os pássaros roubaram aquelas sementes, como diz a Palavra de Mateus 13, 4, você pode prestar atenção em quantos pássaros estão, a cada dia, roubando nossa atenção da Palavra.

Somos capazes de sair da Missa que participamos sem ao menos saber qual foi o Evangelho refletido e pregado. Desculpe-me se, muitas vezes, eu ou qualquer um de meus amigos padres não pregamos bem a Palavra, mas ela está ali, foi dita por Jesus. Escute, dê atenção, medite, reflita e espere, na sua vida, a Palavra que é anunciada a cada dia. Só não crescemos na vida em Deus, porque não damos à Palavra a devida atenção que ela merece.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.