Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Mq 6,1-4.6-8)

Leitura da Profecia de Miquéias.

1Ouvi o que diz o Senhor: “Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze com que as colinas ouçam tua voz”.

2Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel. 3“Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me. 4Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa de servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria”.

6“Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano? 7Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares e torrentes de óleo? Porventura ofertaria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?” 8Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 49)

— A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios! Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

— Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Diante disso que fizeste eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

— Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

Evangelho (Mt 12,38-42)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deus se faz presente no coração humilde e sincero

 “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas” (Mateus 12,39).

Que triste a geração que é má e adúltera! Uma geração que é conduzida por aquilo que é mau: maus comportamentos, maus exemplos e, sobretudo, uma geração que não se abre para o bem e para a graça.

Jesus está falando da Sua geração, e a geração d’Ele estende-se por nós, porque, muitas vezes, somos uma geração muito má, muito indiferente. Essa geração tanto se opõe para a graça de Deus que vive o verdadeiro adultério espiritual ou o adultério da graça.

Não correspondemos à fidelidade daquilo que nós mesmos acreditamos, que é a Palavra de Deus em nós, e vivemos profundas contradições. Falamos do amor, mas promovemos o ódio; queremos acolher, mas dispersamos. Ou seja, não basta ser uma geração que crê em Jesus, que frequenta a Igreja e conhece as Leis e os Mandamentos. É preciso se converter do mal que, muitas vezes, permeia o nosso coração.

A maldade maior é não reconhecer a graça de Deus presente no meio de nós. As pessoas vivem buscando sinais e o sinal é, geralmente, aquilo que Deus nos dá e nos concede, aquilo que eu vejo e toco. Converta o seu coração, porque o Reino de Deus não é aquilo que vemos, no sentido material, que os olhos podem avistar.

Quanto mais simples, humilde e silencioso for o coração, mais ele tocará no Reino de Deus

O Reino de Deus é viver com profundidade a nossa dimensão espiritual, é encontrar a presença de Deus em todas as coisas, inclusive nas coisas negativas que, muitas vezes, acontecem a nós e não sabemos ler e enxergar, não sabemos perceber onde a Palavra de Deus quer nos conduzir.

Muitas vezes, instrumentalizamos Deus e a Palavra d’Ele em favor dos nossos interesses. A primeira coisa: o silêncio de Deus para acalmar os nossos barulhos e as nossas inquietações. Quer encontrar a vontade de Deus? Silencie a alma e o coração.

A segunda coisa: Deus se faz presente naquele que O busca de coração sincero e humilde. Quantas manifestações amorosas de Deus no meio de nós, mas os humildes de coração é que podem tocar e ver.

A terceira coisa: não nos tornarmos aquelas pessoas que vivem de propaganda, de propagar que viu isso e aquilo. Não vemos nada, não vemos anjo aparecer, Nossa Senhora aparecer. Não viva dessas ilusões.

Aquilo que Jesus disse a Tomé é preciso que seja dito a nós a cada dia: “Felizes os que creem sem terem visto!” (João 20,29). Vemos Deus no meio de nós pelos sinais da graça e do amor, pela paixão do Reino e não por ilusões e fantasias que muitos criam para manter pessoas dependentes e teleguiadas.

O Reino de Deus é muito simples, e ele acontece na Palavra de Deus, nos Sacramentos e, óbvio, nas pessoas que buscam ter uma vida mística de oração, mas sem levar as coisas para o espetáculo, porque Deus é simples. Quanto mais simples, humilde e silencioso for o coração, mais ele tocará no Reino de Deus.

Deus abençoe você!   

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.