Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 14,21-15,1)

Leitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, 14,21Moisés estendeu a mão sobre o mar, e durante toda a noite o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte; e as águas se dividiram. 22Então, os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto, enquanto as águas formavam como que uma muralha à direita e à esquerda. 23Os egípcios puseram-se a persegui-los, e todos os cavalos do Faraó, carros e cavaleiros os seguiram mar adentro. 24Ora, de madrugada, o Senhor lançou um olhar, desde a coluna de fogo e da nuvem, sobre as tropas egípcias e as pôs em pânico. 25Bloqueou as rodas dos seus carros, de modo que só a muito custo podiam avançar. Disseram, então, os egípcios: “Fujamos de Israel! Pois o Senhor combate a favor deles, contra nós”. 26O Senhor disse a Moisés: “Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem contra os egípcios, seus carros e cavaleiros”. 27Moisés estendeu a mão sobre o mar e, ao romper da manhã, o mar voltou ao seu leito normal, enquanto os egípcios, em fuga, corriam ao encontro das águas, e o Senhor os mergulhou no meio das ondas. 28As águas voltaram e cobriram carros, cavaleiros e todo o exército do Faraó, que tinha entrado no mar em perseguição de Israel. Não escapou um só. 29Os filhos de Israel, ao contrário, tinham passado a pé enxuto pelo meio do mar, cujas águas lhes formavam uma muralha à direita e à esquerda. 30Naquele dia, o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios, e Israel viu os egípcios mortos nas praias do mar, 31e a mão poderosa do Senhor agir contra eles. O povo temeu o Senhor, e teve fé no Senhor e em Moisés, seu servo. 15,1Então, Moisés e os filhos de Israel cantaram ao Senhor este cântico:

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Êx 15)

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Ao soprar a vossa ira amontoaram-se as águas, levantaram-se as ondas e formaram uma muralha, e imóveis se fizeram, em meio ao mar, as grandes vagas.

— O inimigo tinha dito: “Hei de segui-los e alcançá-los! Repartirei seus despojos e minh’alma saciarei; arrancarei da minha espada e minha mão os matará!”

— Mas soprou o vosso vento, e o mar os recobriu; afundaram como chumbo entre as águas agitadas. Estendestes vossa mão, e a terra os devorou.

— Vós, Senhor, o levareis e o plantareis em vosso Monte, no lugar que preparastes para a vossa habitação, no Santuário construído pelas vossas próprias mãos.

Evangelho (Mt 12,46-50)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deixemo-nos transformar pela Palavra de Deus

“Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mateus 12,50).

É uma graça fazermos parte da família de Jesus mas, ao mesmo tempo, é preciso dizer que é uma desgraça, ou seja, nós saímos da graça se nós conhecermos Jesus, mas não colocarmos em prática a Sua Palavra, se nós não seguirmos a Sua Palavra, se não nos convertermos pela Sua Palavra.

Não podemos ter aquela atitude passiva de quem escuta, de quem apenas ouve, mas não se converte ao que ouviu. É claro que a primeira atitude diante da Palavra é ouvi-la; e quem não ouve não vai poder dar outro passo. Por isso, no mundo tão surdo como o nosso, onde as pessoas só escutam o que querem ou cercados de tantos barulhos, como nós estamos, é preciso dar o passo da escuta.

Escutar Deus a cada dia é a primeira necessidade da alma, escutar com o coração, escutar com paixão, deixar que a Palavra penetre o nosso coração e vá até às nossas vísceras mais profundas, deixar que a Palavra de Deus realmente caia em nossa mente. É preciso escutar a Palavra e, uma vez que a escutamos, precisamos ser transformados por ela.

Se não estamos sendo provocados a nos convertermos pela Palavra, é sinal de que não estamos a ouvindo

Às vezes, estou com uma disposição dentro de mim e nem percebo a maldade, mas movido pelo sentimento, pelos acontecimentos, pelos aborrecimentos estou decidido que vou fazer assim. E a Palavra de Deus cai em meu coração como luz, por isso, preciso escutar mais a Deus do que os barulhos que estão dentro de mim.

Você sabe que os barulhos da alma são muitos: o barulho das mágoas, ressentimentos, tensões, preocupações, inquietações; o barulho dos afetos e das emoções. E se somos pessoas muito emotivas, as nossas emoções nos guiam.

É preciso silenciar as emoções, os sentimentos, os afetos para escutar nu e cru o Senhor falando a nós. Quando escuto e essa Palavra penetra em mim, eu posso respondê-la. Então, “estava pensando em fazer isto, a Palavra me convenceu que não é por aí”; “estou tendo essa atitude, a Palavra me convence que essa atitude não é correta”; “estou pensando em responder a provocação, a Palavra cala o meu coração e não me deixa agredir o meu irmão”.

Então, ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática é deixar que ela provoque em nós atitudes de conversão e de mudança. Se não estamos sendo provocados a nos convertermos pela Palavra, é sinal de que não estamos ouvindo a Palavra ou estamos ouvindo muito mal, entrando no ouvido e do ouvido mesmo voltando, nem chegando ao coração.

Por isso, quem é meu pai, quem é minha irmã, quem é minha mãe, senão quem ouve, quem faz a vontade de Deus, quem coloca em prática a vontade do Pai.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.