Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 1,1.4-10)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo de Benjamim. 4Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5“Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”.

6Disse eu: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo”. 7Disse-me o Senhor: “Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

9O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: “Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 70)

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho (Mt 13,1-9)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:

“O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.

7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Seja um bom terreno para acolher a Palavra do Senhor

 “Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!” (Mateus 13,8-9).

Meus irmãos, é o Evangelho onde o Senhor conta sobre o semeador que saiu a semear, que lançou as sementes, e as sementes caíram em vários lugares. Uma parte da semente caiu no caminho, uma parte da semente caiu num solo pedregoso, num terreno pedregoso; outras sementes caíram entre os espinhos e, por fim, algumas sementes caíram em terreno bom. E foi nesse terreno bom que frutificou, que as sementes frutificaram, que elas brotaram, que elas deram frutos.

Somos chamados pelo Senhor a sermos um bom terreno. E aqui é interessante que Nosso Senhor lança as sementes, independente do tipo de terreno. A semente é sempre lançada, para dizer assim que Deus sempre acredita e Ele lança. Ainda que eu e você sejamos maus terrenos, o Senhor continua a lançar a semente.

Somos chamados a dar bons frutos, a ser bons terrenos para acolher a Palavra de Deus

Infelizmente, escutamos, não é? “Algumas sementes não brotaram ou foram sufocadas”, mas a semente que caiu no terreno bom, ela pôde brotar, ela pôde dar frutos.

Somos chamados, hoje, a darmos bons frutos, a sermos bons terrenos para acolher a Palavra de Deus. A semente é a Palavra que é lançada. Como ser um bom terreno, então, para acolher a Palavra? Ter um coração aberto a Ele, ter um coração aberto aos Seus ensinamentos. Por isso, meus irmãos, ouvidos atentos, coração aberto para fazer a vontade de Deus.

A semente do Senhor tem sido lançada, a Palavra do Senhor tem sido oferecida a nós. Se a vivermos, sim!, se a praticarmos, produziremos frutos. Por isso, acolhamos a Palavra de Deus, por isso acolhamos a Palavra do Senhor e vamos dar bons frutos para a glória do Senhor.

Ouçamos o Senhor, prestemos atenção! Como bons alunos lá na escola, precisamos fazer isso, não é? Os nossos professores nos transmitiram ali os ensinamentos, e porque nós prestamos atenção, fizemos a prova, conseguimos tirar uma boa nota. Na escola da vida de Jesus, precisamos estar atentos a Ele, porque a prova da vida vai nos exigir respostas.

Que possamos dar boas respostas, porque ouvimos a Sua Palavra, porque praticamos a Sua Palavra e, consequentemente, o mundo verá os frutos, porque estamos dando um bom testemunho. Vamos dar um bom testemunho para este mundo!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.