Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ez 43,1-7a)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

1O homem conduziu-me até a porta da casa do Senhor que dá para o nascente, 2e eu vi a glória do Deus de Israel, vinda do oriente; um ruído a acompanhava, semelhante ao ruído de águas caudalosas, e a terra brilhava com a sua glória.

3A visão era idêntica à visão que tive quando ele veio destruir a cidade, bem como à visão que tive junto ao rio Cobar; e eu caí com o rosto no chão. 4A glória do Senhor entrou no Templo pela porta que dá para o nascente. 5Então o espírito raptou-me e me levou para dentro do pátio interno e eu vi que o Templo ficou cheio da glória do Senhor.

6Ouvi alguém falando-me de dentro do Templo, enquanto o homem esteve de pé junto a mim. 7aEle me disse: “Filho do homem, este é o lugar do meu trono, é o lugar em que coloco a planta dos meus pés, o lugar onde habitarei para sempre no meio dos israelitas”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Responsório (Sl 84)

— A glória do Senhor habitará em nossa terra.

— A glória do Senhor habitará em nossa terra.

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho (Mt 23,1-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.

9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A hipocrisia nos afasta do Reino de Deus

Não podemos nos acostumar com a hipocrisia dentro de nós, porque ela cega os nossos olhos

“Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Mateus 23,12). 

No mundo em que estamos, nas situações em que vivemos, naquilo que praticamos, gostamos de ser reconhecidos, valorizados e ocuparmos os lugares mais importantes.

Essa era a atitude que tinham os mestres da Lei e os fariseus, tudo o que faziam era para receber elogios, para serem reconhecidos, para receberem aplausos das pessoas. Adoravam estar nos primeiros lugares nas sinagogas, adoravam chamar à atenção pelas roupas que usavam com grandes franjas. Adoravam ser reconhecidos quando jejuavam, porque faziam uma cara feia, para que as pessoas percebessem o que estavam fazendo.

O que entristecia o coração de Jesus é que, nas práticas externas, eles eram bons, mas, no interior, nem tanto. Jesus está dizendo: “Cuidado com esses homens e não imitem suas razões, porque eles falam, mas não praticam o que falam!”.

Talvez, a grande ou maior contradição da vida seja, de fato, falarmos uma coisa e fazermos outra, ensinarmos e vivermos diferente. Temos limites, fraquezas e dificuldades, vivemos realmente uma luta para que o Reino de Deus aconteça em nós. Temos metas, objetivos e queremos chegar no Reino dos Céus, mas não podemos nos entregar às contradições. Não podemos nos acostumar a viver a hipocrisia dentro de nós, porque ela cega nossos olhos, nossa mente e visão.

Vejo, muitas vezes, a autoridade de um  pai e de uma mãe que querem corrigir seus filhos, falam bravo e grosso, brigam e exigem, mas, quando olhamos para eles, não vemos o exemplo. O pai quer ser moralista com seu filho, mas a moral dele não está correspondendo a isso. Não estou tirando a moral de nenhum pai, de nenhuma mãe, porque o filho, independente da circunstância, deve obedecer seu pai e sua mãe. Mas Jesus diz: “Não faça o que eles fazem, mas faça o que eles falam!”.

Então, se têm pessoas, mestres, padres ou qualquer um de nós que estamos à frente, corremos o risco de cairmos nisso também, de falarmos uma coisa e fazermos outra. Não fiquemos com o mau exemplo do outro.

Tenho em mim um princípio que aprendi no meu primeiro ano de seminário, quando fazia um retiro. O monge dizia: “Quando eu vejo os bons exemplos de alguém, estou aprendendo o que devo ser e o que fazer. Quando vejo os maus exemplos de alguém, estou aprendendo o que devo ser e o que não devo fazer”.

No mundo há muitas coisas que nós precisamos aprender, porque é o correto; mas quando vejo até mesmo pessoas boas fazendo o que não é correto, devemos dizer a nós mesmos: “Estou aprendendo o que não devo ser!”, e colocar nossa barba de molho, reconhecer que temos nossas fraquezas e limites e podemos cair nos mesmos erros.

A melhor coisa para nos preservar é termos humildade. Nada de nos elevarmos, de nos exaltarmos, de nos acharmos e colocarmo-nos como se fôssemos melhores que os outros, para que a hipocrisia não nos derrube por terra e percamos o Reino dos Céus. A humildade nos salva, a hipocrisia nos perde!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.c

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.