Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Eclo 2,1-13)

Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Filho, se decidires servir ao Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. 2Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade. 3Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos. 4Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. 5Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus.

6Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera nele. Conserva o seu temor, e nele envelhecerás. 7Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cair. 8Vós, que temeis o Senhor, confiai nele, e a recompensa não vos faltará. 9Vós, que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia. 10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações ficarão iluminados.

11Considerai, filhos, as gerações passadas e vede: Quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 12Quem permaneceu nos seus mandamentos e foi abandonado? Quem o invocou e foi por ele desprezado? 13Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação, e protege a todos os que o procuram com sinceridade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 36)

— Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

— Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas nos tempos de penúria, saciados.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

Evangelho (Mc 9,30-37)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.

32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.

35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A humildade agrada a Deus

Façamos da humildade um escudo da nossa vida

“Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Mc 9,35)

No mundo em que vivemos, o que importa é o primeiro lugar, o mais importante, a competitividade, onde as pessoas estão realmente em busca de serem valorizadas, estimadas, colocadas lá em cima. Só vale o que é o primeiro, quem tem o melhor nisso ou naquilo.

Realmente, é uma grande competição, muita vezes injusta, exalta a uns e desmerecem outros, elevam demais alguns e desqualificam pessoas. Enquanto alguns se sentem um máximo com aquilo que conseguem – e são poucos –, a grande maioria se sente oprimida, arrasada, depreciada, porque não consegue aquilo que poucos conseguem.  

A lógica do Reino de Deus não é essa, não é quem é melhor, o mais importante, quem pode mais, porém quem serve mais, quem se coloca em último lugar. Não que não devamos nos esforçar na vida, não entenda por esse caminho, é nos esforçarmos para conseguirmos o queremos, para vencermos as batalhas, para conquistar algo na vida é mais do que louvável e abençoado.

O que não é louvável e abençoado é conseguir algo na vida exaltando-se e diminuindo os outros, quando o orgulho, a soberba prevalecem naquilo que fazemos, é nos sentimos melhores que os outros, mais importantes que eles.

É tão bom ver uma pessoa que é capaz, mas sabe ser humilde naquilo que é capaz, sabe muita coisa, mas não prevalece aquilo que sabe. É bom ver pessoas que tem dom, talentos, títulos, são importantes, mas não se fazem importantes, isso é caminhar na lógica do Reino de Deus.

O Senhor olha para aqueles que buscam não serem os primeiros. Não é para deixar de ser o primeiro em uma corrida e ser o último para ser mais humilde. Ao contrário! É correr para dar o seu melhor, chegar na frente, mas não sou melhor do que aquele que chegou em último lugar.

Jesus pega uma criança, porque, em Sua época, a criança era sem importância, sem valor, não era levada em conta, por isso Ele a abraça; assim também com cada um de nós quando vivemos na humildade, quando fazemos da dela um escudo da nossa vida, quando não prevalecemos por aquilo que temos que somos ou fazemos, mas sim, quando nos escondemos em Deus e n’Ele colocamos tudo aquilo que fazemos.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.