Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Rs 5,1-15a)

Leitura do Segundo Livro dos Reis.

Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso.

2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou a serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!”

4Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5Disse-lhe o rei Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”.

7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saibas que há um profeta em Israel”.

9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”.

11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Fartar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado.

13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo”’. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.

15aEm seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda terra, senão o que há em Israel!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 41)

— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!

— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa morada!

Evangelho (Lc 4,24-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.

28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deixe a Palavra de Deus transformar o seu coração

Naquele tempo, Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: ‘Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio’” (Lucas 4,24-27).

Veja o relato que Jesus faz na sinagoga em Nazaré. Nazaré demonstra a simplicidade do lugar, a graça cresce na simplicidade. O detalhe aqui geográfico, mostra-nos que também na nossa vida é assim: a graça de Deus age na simplicidade, não importa quem você seja, não importa onde você esteja, onde você viva, mas importa que você se abra à graça de Deus. Quem está com você é o Senhor! E Ele te fará grande a partir do movimento da Sua graça.

A sinagoga, onde Jesus está, é o lugar de aprender a ouvir a Palavra de Deus, a meditar a Palavra de Deus, a assimilar a Palavra de Deus. Não basta só ouvir e meditar, assimilar a Palavra de Deus é tomar posse do que a Palavra está me dizendo e atuar isso na minha vida.

Pergunto-te: “Quando, por exemplo, saio de uma celebração, quando ouço a Palavra de Deus, para você, fica o quê? Desta homilia que dirijo a você, fica o quê? O que fica no seu coração quando você escuta a Palavra de Deus?”. Então, ali, quando Jesus se apresenta na sinagoga, Ele está diante dos Seus conterrâneos que haviam se esquecido de Deus ter atuado, muitas vezes, de forma misteriosa.

Precisamos da adesão do nosso coração à Palavra de Jesus que provoca-nos, que nos faz realmente mudar de vida

Veja, Jesus relata dois fatos: daquela viúva e daqueles leprosos, pessoas que estavam fora do povo eleito de Deus, Ele agiu longe, agiu de uma forma misteriosa; e os conterrâneos de Jesus haviam se esquecido que Ele pode agir da forma como Ele bem quiser.

É um perigo de pensar que: por estarmos próximos de Jesus, por buscarmos Jesus e sermos íntimos d’Ele, a coisa acontece no automático. Não é assim! Precisamos aderir, precisamos da adesão do nosso coração à Palavra de Jesus que provoca-nos, que nos faz realmente mudar de vida. Porém, não podemos limitar a ação de Deus. A ação de Deus é misteriosa e vai muito mais além do que nós podemos imaginar.

Muitas vezes, nos comportamos como os conterrâneos de Jesus: nos esquecemos que Deus tem meios de salvar alguém que nós desconhecemos, e isso brota no nosso coração porque nos afastamos da Palavra d’Ele e não permitimos que essa Palavra produza efeitos nos nossos corações, e aí vamos limitando em tudo a ação de Deus, porque, se não acredito que a ação de Deus aconteça no meu coração, como vou acreditar que a Palavra produz efeitos na vida dos meus irmãos?

Hoje, a voz do Senhor ecoa em nossos ouvidos. Abramos o nosso coração, abramos a nossa vida para que a força dessa Palavra, dessa graça de Deus atue em nós e nos transforme.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira   Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.