Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 4,32-37)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. 33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.

36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 92)

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

Evangelho (Jo 3,7b-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós!

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. 9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

É preciso nascer do Espírito

 “O vento sopra onde quer, e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito” (João 3,8).

A verdade maravilhosa da nossa vida é o Espírito Santo nela, é o Espírito em nós que nos faz renascer para a graça. Assim como o vento vem e vai, quem pode o reter? Quem pode determinar que o vento chegue em algum lugar?

O homem que nasce do Espírito é o homem que vai para além das suas dimensões. Não podemos simplesmente determinar, instrumentalizar nem conter a ação do Espírito Santo de Deus em nós.

Somos movidos pela lógica e pelas coisas determinadas. Os nossos horários e acontecimentos são assim, mas, de repente, vem o Espírito e agita, renova e muda tudo. E o homem dócil ao Espírito é aquele que se deixa levar para a vida no Espírito em todo e qualquer lugar.

A vida no Espírito não é simplesmente quando estamos louvando, bendizendo e agradecendo a Deus; a vida no Espírito acontece no sofrimento, na dor, na enfermidade, na negação, na provação e na privação. A vida no Espírito acontece no combate, no embate, nas perdas e nos ganhos. A vida no Espírito é saber, em todas as situações, ter o olhar da graça, é deixar-se ser conduzido pelo Espírito não para viver na bonança, mas é saber, na abundância e também na indigência, ter vida em Deus.

Precisamos nascer do Espírito para ver sempre, de forma nova, a ação transformadora de Deus em nossa vida

Algumas pessoas dizem: “Estou sendo muito provado por Deus”, “Estou perdendo isso”, “Estou sofrendo isso”, “Estou enfrentando isso”… Enfrentemos toda e qualquer realidade no poder do Espírito, porque o vento sopra para cá e para lá, para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste. O vento sopra para o frio, para o calor; não importa a situação, onde quer que estejamos, que o vento do Espírito esteja em nós.

É preciso nascer do Espírito, e nascer do Espírito é ter a mentalidade do Espírito e não a mentalidade do mundo. A mentalidade do mundo é perversa, enganadora, é aquela que nos leva a querer a vida a partir do olhar da bonança, do ter tudo, de tudo ser fácil, de tudo estar aos nossos pés.

O olhar do Espírito é aquele que nos leva a ver tudo na perspectiva da graça. Seja aos pés da cruz, seja no cenáculo de Pentecostes, seja na multiplicação dos pães, seja em estar na doença, na enfermidade, na dor e no sofrimento. Em toda e qualquer situação da vida, precisamos nascer do Espírito para ver sempre, de forma nova, a ação transformadora de Deus em nossa vida.

Precisamos nascer do Alto para olhar as coisas do Alto com aquele olhar que Deus tem, para ver do Alto as coisas com o olhar de Deus.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.