Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 18,1-8)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas – Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.  4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.

7Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 97)

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho (Jo 16,16-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”

18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Cristo transforma a nossa tristeza em alegria

 “Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (João 16,20).

Estamos acompanhando o discurso de despedida de Jesus. Ele estava indo para a casa do Pai antes da Sua morte, antes da celebração da Sua Páscoa. E, neste discurso que nos é apresentado, Ele leva Seus discípulos a terem uma certeza.

A Sua partida, como é a partida que qualquer pessoa importante para nós, representará uma tristeza. Veja que: os discípulos do Senhor, de fato, ficaram muito tristes, desamparados, sentiram-se sozinhos quando o Senhor partiu.

É importante escutarmos aquilo que o Mestre estava dizendo: “A vossa tristeza se transformará em alegria”. Porque essa é a graça do Reino de Deus! Ele é Aquele que transforma o nosso pranto em festa, a nossa tristeza em alegria, o nosso luto em glória porque a presença de Jesus no meio de nós transforma aquilo que está escuro em luz da vida, transforma as trevas da nossa alma em plenitude da graça de Deus. Permitamos que Jesus transforme tudo aquilo que entristece a nossa alma, a nossa vida e o nosso coração.

Sei que o mundo se alegra. Quantas coisas causam alegrias no mundo! Alegrias mundanas e passageiras, alegrias que, muitas vezes, serão um luto eterno.

Aquilo que nos causa tristeza, medo, preocupação, inquietação e perturbação, coloquemos na presença do Senhor

Não precisamos tomar parte da alegria mundana, de forma alguma. Alegremo-nos com coisas simples da vida, com o cotidiano de cada dia, alegramo-nos até com as nossas quedas porque nos levantamos e Deus nos coloca de pé; alegramo-nos e rimos até das pequenas coisas que cometemos no dia a dia.

Aprendamos a nos alegrar com as pequenas coisas, não esperemos grandes acontecimentos e conquistas, porque a maior das conquistas já nos foi conquistada, a vida nos foi dada e resgatada. Jesus está vivo e Ele é o Senhor.

Precisamos a cada dia mergulhar a nossa vida em Jesus. Aquilo que nos causa tristeza, medo, preocupação, inquietação e perturbação, coloquemos na presença do Senhor. Muitas vezes, ficamos tristes, mas não nos esqueçamos: podemos ter tristezas por alguns momentos, só não podemos nos casar com elas, não podemos nos acostumar com elas nem deixar que elas morem em nós e mandem em nossa vida.

Permitamos que o Ressuscitado transforme o nosso pranto e a nossa tristeza em alegria, porque Ele está no meio de nós.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.