Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 2,1-3.7-8.12-13)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1A Palavra do Senhor foi-me dirigida, dizendo: 2“Vai e grita aos ouvidos de Jerusalém. Isto diz o Senhor: Lembro-me de ti, da afeição da jovem, do amor da noiva, de quando me seguias no deserto, numa terra inculta. 3Israel, consagrado ao Senhor, era como as primícias de sua colheita; todos os que dele comiam, pecavam; males caíam sobre eles”, diz o Senhor. 7“Eu vos introduzi numa terra de pomares, para que gozásseis de seus melhores produtos, mas, apenas chegados, contaminastes o país e tornastes abominável minha herança. 8Os sacerdotes nem perguntaram onde está o Senhor. Os versados na Lei não me reconheceram, e os chefes do povo voltaram-me as costas, os profetas profetizaram em nome de Baal e correram atrás de coisas que para nada servem. 12Ó céus, espantai-vos diante disso, enchei-vos de grande horror”, diz o Senhor. 13“Dois pecados cometeu meu povo: abandonou-me a mim, fonte de água viva, e preferiu cavar cisternas, cisternas defeituosas que não podem reter água”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 35)

— Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!

— Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!

— Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, chega às nuvens a vossa verdade. Como as altas montanhas eternas é a vossa justiça, Senhor.

— Quão preciosa é, Senhor, vossa graça! Eis que os filhos dos homens se abrigam sob a sombra das asas de Deus. Na abundância de vossa morada, eles vêm saciar-se de bens. Vós lhes dais de beber água viva, na torrente das vossas delícias.

— Pois em vós está a fonte da vida, e em vossa luz contemplamos a luz. Conservai aos fiéis vossa graça, e aos retos, a vossa justiça!

Evangelho (Mt 13,10-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Tenha um coração sensível à Palavra do Senhor

“Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’” (Mateus 13,14-15).

Meus irmãos, Jesus foi questionado pelos Seus discípulos do motivo pelo qual Ele, então, falava em parábolas. E Jesus diz que a eles foi concedida a graça de compreender a Palavra, de compreender as parábolas, por isso eles conseguiram, então, fazer um caminho de santidade, porque compreenderam os ensinamentos de Nosso Senhor, mas a outros não foi dada essa mesma graça.

Deus simplesmente fechou o coração de alguns ou, de muitos, para que não compreendessem a Palavra? Na verdade, não é que Deus tenha fechado o coração desses homens, mas eles sim fecharam o coração para Ele. E num coração fechado fica difícil, de fato, de Nosso Senhor entrar.

Nosso Senhor quis e quer entrar, Ele bate sempre à porta do coração do ser humano, mas o ser humano precisa abrir. O Senhor disse, e ensinou aqui aos Seus discípulos: “Embora vejam, embora escutem, não entendem e não aderem”. E aí este versículo disse exatamente isso, o motivo pelo qual não conseguiam compreender: “O coração deste povo se tornou insensível”.

Nosso Senhor quis e quer entrar, e bate sempre à porta do coração do ser humano

A questão daquele tempo é também a de hoje. Não é a falta de anúncio da Palavra, não é a falta da disponibilidade da Palavra de Deus, mas é falta de adesão à mesma Palavra. Quem adere à Palavra do Senhor consegue enxergar, consegue experimentar as graças do Senhor, mas é preciso ter um coração aberto, é preciso se rebaixar. Por isso que, sim, o Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós. A Palavra, o Cristo, fez-se carne, fez-se gente e habitou e habita aqui no meio de nós. É necessário também se rebaixar para compreender o Senhor.

Quem se rebaixa e adere à Palavra (semente) lançada pelo Senhor, quem se sensibiliza com a Sua Palavra, esse produz frutos. O que é ser sensível à Palavra do Senhor, senão deixar e dar espaço à Palavra de Deus, a Deus na nossa vida?

Muitos são insensíveis porque querem possuir a Palavra, querem entendê-la simplesmente com o intelecto, simplesmente com a cabeça. Na verdade, devemos nos deixar possuir pela Palavra. Não é possuir a Palavra, mas deixar-nos possuir pela Palavra, deixar-nos possuir pelo Cristo!

Que possamos dar este passo, que possamos ter, então, esse coração sensível: “Eu quero, Senhor. Eu O acolho! O Senhor se rebaixou, eu também me rebaixo para estar contigo. Não quero simplesmente acolher o Senhor, e entender tudo do Senhor e querer… mas quero aderir ao Senhor e quero que o Senhor faça, sim, parte da minha vida. Faça parte, Senhor, da nossa vida!”.

Não querer possuir a Palavra, mas ser possuído pela Palavra, é esse o passo que precisamos dar!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.