Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ef 4,1-7.11-13)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos em guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18)

 — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia!

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz!

Evangelho (Mt 9,9-13) 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A salvação de Jesus precisa entrar em nossa vida

Não é preciso apenas dizer ao mundo que Jesus é o Salvador, mas a salvação de Jesus precisa entrar em nossa vida. E a salvação entra quando somos convencidos do pecado que temos.

“Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’” (Mateus 9, 13).

Celebramos, hoje, a Festa do apóstolo São Mateus. E a vida dele [Mateus] tem muito a nos ensinar! Ele era um cobrador de impostos, um pecador público que era desonesto naquilo que fazia. E por isto, não era visto com bons olhos por ninguém. Alguns até o odiavam como se odeia quem vem cobrar impostos ou qualquer coisa de nós.

O fato de cobrar impostos não era o problema, porque era a sua obrigação, mas era a forma dura, desonesta, injusta com que essas cobranças eram feitas. A Palavra de Deus chegou ao coração de Mateus e o convenceu. Primeiro, da desonestidade, daquilo que não estava correto em sua vida.

E uma vez que foi convencido, sentiu-se amado e acolhido. Porque, a Palavra de Deus não jogou nada em sua cara, não o incriminou, pelo contrário, tratou do mal do seu coração. E por este motivo, ele mudou de vida, deixou-se ser iluminado pela Palavra e tornou-se um seguidor de Cristo.

Quando a Palavra de Deus vem ao nosso encontro, vem para iluminar as trevas da nossa alma, para nos mostrar que muito do que fazemos, nossas atitudes, nossas escolhas não estão no caminho da luz.

A Palavra de Deus nos convence dos pecados, dos erros, das injustiças que estamos cometendo. É preciso deixar, a cada dia, ser iluminado e conduzido pela Palavra libertadora e salvadora de Jesus! Não é preciso apenas dizer ao mundo que Jesus é o Salvador, mas a salvação de Jesus precisa entrar em nossa vida. E a salvação entra quando somos convencidos do pecado que temos.

Mateus abraçou a salvação quando se deixou ser iluminado por Aquele que é a salvação e a luz do mundo. Seguir Jesus é ser iluminado, conduzido pela Sua Palavra, ser convencido de que o pecado não nos faz bem; que nos destrói, nos tira do caminho de Deus, da verdade; que o pecado faz mal a nós e aos outros.

O Senhor quer de nós não simplesmente o sacrifício, porque o sacrifício por sacrifício não produz nada. Às vezes, as pessoas fazem longas penitências, caminham para lá e para cá, isso tem seu fruto, seu valor. Mas, o mais importante deste sacrifício, de não comer, de não beber, de fazer isso e aquilo é viver a misericórdia. Misericórdia de Deus na nossa vida, ser abrasado por essa misericórdia que nos convence da miséria, do pecador que somos e nos levanta do estado em que nos encontramos.

Depois, a misericórdia para com os pecadores, porque muitos não quiseram aceitar Mateus, mas o coração misericordioso de Jesus o acolheu, o salvou e o transformou. Só iremos mudar o mundo se formos abrasados pelo coração misericordioso de Jesus Cristo!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.