Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ef 2,1-10)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1vós estáveis mortos por causa de vossas faltas e pecados, 2nos quais vivíeis outrora, quando seguíeis o deus deste mundo, o príncipe que reina entre o céu e a terra, o espírito que age agora entre os rebeldes.

3Nós éramos deste número, todos nós. Outrora nos abandonávamos às paixões da carne; satisfazíamos os seus desejos, seguíamos os seus caprichos e éramos por natureza como os demais, filhos da ira.

4Mas Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, 5quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! 6Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo.

7Assim, pela bondade, que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável riqueza da sua graça. 8Com efeito, é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! 9Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. 10Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 99)

— O Senhor mesmo nos fez, e somos seus.

O Senhor mesmo nos fez, e somos seus.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus. Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor, dai-lhe graças, seu nome bendizei!

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Lc 12,13-21)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?”. 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A ganância e a avareza tiram-nos o foco da vida em Deus

A ganância – essa cobiça desenfreada e desmedida pelos bens materiais – tira-nos o foco da vida em Deus e nos faz perder a direção da eternidade.

Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lucas 12, 15

A ganância e a avareza são uma tentação constante ao nosso coração. Somos hoje chamados por Deus a prestar bastante atenção nisso, porque a ganância – essa cobiça desenfreada e desmedida pelos bens materiais – tira-nos o foco da vida em Deus e nos faz perder a direção da eternidade. Sim, porque uma pessoa gananciosa nunca está satisfeita com o que tem, sempre quer ter mais, sempre busca ter mais. E, muitas vezes, ela nem mede as consequências do que faz para possuir o que precisa. Nem me refiro aqui à maldade que alguns podem fazer com os outros para possuir mais, para ter mais, pois não podemos negar que muitas pessoas se tornaram ricas e poderosas pisando e massacrando outros.

A também ganância faz mal à nossa própria vida, nos corrói por dentro, tira de nós o nosso referencial, aquilo que é o essencial, aquilo que é o verdadeiro. A ganância nos tira da caridade, já não conseguimos ser bons e generosos para com os outros, porque nos preocupamos em perder e em não ter, é um peso tirar do que temos para dar aos outros.

Mas, acima de tudo, a ganância quando cresce em nós tira nosso foco de Deus! Sim, porque a ganância é uma ansiedade de sempre querer ter mais e possuir mais. O ganancioso pensa sempre nas coisas materiais em primeiro lugar. Não é nem que ele renegue o espírito, mas sim que este vai ficando em segundo, terceiro, em quarto e em pouco tempo este não faz nem mais parte de plano nenhum. E assim, meus irmãos, vamos nos materializando em detrimento do nosso espírito, que vai empobrecendo.

Que loucura! Quem é que pode dar conta da própria vida? Quando imaginamos que vamos acordar, que vamos trabalhar, que vamos conseguir mais coisas – de repente temos que prestar conta da nossa vida para Deus. E do que adiantou ter acumulado isso e aquilo, ter perdido nossas energias e nossas forças, ter deixado de amar o nosso próximo e de dar atenção a nossa família se a nossa vida se esvai?

“Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’” (Lucas 12, 20). Por isso, Deus hoje nos chama a não perdermos o foco e a direção da vida e a não sermos consumidos pelos desejos e pela posse dos bens materiais.

Que nenhuma riqueza fale mais alto ao nosso coração do que o tesouro maior que é o Reino de Deus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.