Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 6,12-18)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 12que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões. 13Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de iniquidade. Pelo contrário, oferecei-vos a Deus como pessoas vivas, isto é, como pessoas que passaram da morte à vida, e ponde vossos membros ao serviço de Deus como armas de justiça.

14De fato, o pecado não vos dominará, visto que não estais sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça. 15Então, iremos pecar, porque não estamos sob o regime da Lei, mas sob o regime da graça?

De modo algum! 16Acaso não sabeis que, oferecendo-vos a alguém como escravos, sois realmente escravos daquele a quem obedeceis, seja escravos do pecado para a morte, seja escravos da obediência para a justiça?

17Graças a Deus que vós, depois de terdes sido escravos do pecado, passastes a obedecer, de coração, aos ensinamentos, aos quais fostes entregues. 18Libertados do pecado, vos tornastes escravos da justiça.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 123) 

— Nosso auxílio está no nome do Senhor.

— Nosso auxílio está no nome do Senhor. 

— Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, que o diga Israel neste momento; se o Senhor não estivesse ao nosso lado quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós.

— Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas. Bendito seja o Senhor, que não deixou cairmos como presa de seus dentes!

— Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador; o laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e a terra!

Evangelho (Lc 12,39-48)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.

47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nosso corpo é instrumento da graça de Deus

Todo o nosso corpo deve estar a serviço da graça e quando lembramos do nosso corpo, todo ele é muito gracioso aos olhos de Deus: a língua, o olhar, os ouvidos, os braços, as pernas e tudo aquilo que está em nós

“Não ofereçais mais vossos membros ao pecado como armas de iniquidade.” (Romanos 6, 12)

A Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, mostra-nos o nosso corpo como a verdadeira arma. Uma arma para o bem, que serve para levar tantas coisas boas, mas se o pecado reina em nosso corpo, este vira, na verdade, uma arma de iniquidade. É por isso que a Palavra está dizendo que o pecado não pode mais reinar em nosso corpo mortal, de modo que deixemo-nos seduzir e sermos conduzidos pelas paixões que, muitas vezes, tomam conta de nós.

Todo o nosso corpo deve estar a serviço da graça e quando lembramos do nosso corpo, todo ele é muito gracioso aos olhos de Deus: a língua, o olhar, os ouvidos, os braços, as pernas e tudo aquilo que está em nós.

Não podemos sujeitar o nosso corpo ao mal e à iniquidade, pelo contrário, precisamos deixar que aquela graça que recebemos em nosso batismo cresça em nós. A marca, a unção da santidade está em nós e em nosso corpo!

Se deixarmos a graça crescer, o nosso corpo estará a serviço do bem, da graça, mas se deixamos o pecado crescer em nosso corpo, a iniquidade toma conta de nós, os desejos tenebrosos crescem dentro de nós e tudo aquilo que depois nos leva a pecar, por isso ou por aquilo, se torna uma realidade muito dolorosa em nossas vidas.

Por isso, mais do que nunca, precisamos permitir que o nosso corpo seja instrumento da graça, da presença de Deus. Nossos gestos, nossas atitudes, as práticas que fazemos na vida, devem levar o nosso corpo para ser um instrumento da graça de Deus onde quer que estejamos.

Que Deus nos santifique inteiramente, tudo aquilo que somos: corpo, alma e espírito; para que estejamos a serviço do bem e da graça!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.