Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 16,11-15)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.

13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.

15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 149)

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca, eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho (Jo 15,26–16,4a)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Espírito de Deus vem em nosso socorro

O Espírito vem em nosso socorro e nos põe na dimensão da vivência da verdade suprema de Deus

“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15, 26).

Essa é a promessa de Jesus para nossa vida! Primeiro, Ele vai mandar o Defensor da parte do Pai. Defensor é advogado, é Paráclito, é aquele que vem para nos defender. Eu gosto demais dessa definição do Espírito Santo, porque não temos, muitas vezes, forças, argumentos nem capacidades suficientes para lidar com o maligno.

Não quer dizer que o maligno seja sábio, ele é muito astuto e nós, muitas vezes, não sabemos lidar com a astúcia dele e do mundo. Mas temos um advogado, um Defensor, temos alguém que vem em socorro a nossa causa, porque, enquanto ele [inimigo da nossa fé] é o acusador, aquele que nos acusa de nossas fraquezas, nossos limites e nos coloca lá embaixo, o Espírito é aquele que nos levanta e não nos deixa lá embaixo, soterrados em nossas fraquezas, em nossos limites.

O Defensor vem nos socorrer, primeiro porque ele é o enviado do Pai, Seu presente e graça, uma dádiva que o Pai está nos dando, o dom mais precioso que o Pai tem e não reservou só para si, mas Ele está distribuindo a nós que somos Seus filhos.

O que corroí a nossa vida, o mundo em que vivemos, é viver de mentira, de hipocrisia, é não viver a verdade como tal. Por isso, o Espírito vem em nosso socorro e nos põe na dimensão da vivência da verdade suprema de Deus. Depois, ele dá testemunho de Jesus, ajuda-nos a viver a graça d’Ele e transforma a nossa vida na vida em Jesus. Veja, somos discípulos d’Ele, mas quando olhamos tudo aquilo que Ele nos ensina, pensamos: “Meu Deus, como vou conseguir viver tudo isso?”.

O Pai não nos deixa sozinhos de forma nenhuma, pelo contrário, Ele nos dá o auxílio, a graça necessária para que possamos viver a vida n’Ele. Essa graça tem nome, essa graça é desígnio e bênção para nós. Essa graça se chama: Espírito Santo.

Vem Espírito, em nosso auxílio, em socorro a nossa fraqueza!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.