Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27)

Início do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 1Davi regressou da derrota que infligiu aos amalecitas, e esteve dois dias em Siceleg. 2No terceiro dia, apareceu um homem, que vinha do acampamento de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Ao chegar perto de Davi, prostrou-se por terra e fez-lhe uma profunda reverência. 3Davi perguntou-lhe: “Donde vens?” Ele respondeu: “Salvei-me do acampamento de Israel”. 4“Que aconteceu?”, perguntou-lhe Davi. “Conta-me tudo!” Ele respondeu: “As tropas fugiram da batalha, e muitos do povo caíram mortos. Até Saul e o seu filho Jônatas pereceram!”

11Então Davi tomou suas próprias vestes e rasgou-as, e todos os que estavam com ele fizeram o mesmo. 12Lamentaram-se, choraram e jejuaram até a tarde, por Saul e por seu filho Jônatas, e por causa do povo do Senhor e da casa de Israel, porque haviam tombado pela espada.

19E Davi disse: “Tua glória, ó Israel, jaz ferida de morte sobre os teus montes. Como tombaram os fortes! 23Saul e Jônatas, amados e belos, nem vida nem morte os puderam separar, mais velozes que as águias, mais fortes que os leões.

24Filhas de Israel, chorai sobre Saul. Ele vos vestia de púrpura suntuosa e ornava de ouro os vossos vestidos. 25Como tombaram os fortes em plena batalha! Jônatas foi morto sobre as tuas alturas. 26Choro por ti, meu irmão Jônatas. Tu me eras tão querido; tua amizade me era mais cara que o amor das mulheres. 27Como tombaram os fortes, como pereceram as armas de guerra!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 79)

— Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!

— Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!

— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que a José apascentais qual um rebanho! Vós, que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor ante Efraim e Benjamim e Manassés! Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!

— Até quando, ó Senhor, vos irritais, apesar da oração do vosso povo? Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, e a beber destes um pranto copioso. Para os vizinhos somos causa de contenda, de zombaria para os nossos inimigos.

Evangelho (Mc 3,20-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Precisamos estar na presença de Jesus

Precisamos nos aproximar de Jesus, estar na Sua companhia, ser tocados e cuidados por Seu amor misericordioso

“Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si” (Marcos 3, 21).

Amados irmãos e irmãs, o ministério de Jesus provoca conversões, mudanças de vida, um verdadeiro furor no meio do povo. As pessoas querem ir atrás de Jesus, Ele tem algo novo, uma autoridade única e faz o Reino de Deus acontecer. Ele atrai as pessoas ao Seu encontro para ouvi-Lo, porque tem uma palavra de consolo e conversão, uma palavra de vida.

Ele toca nas pessoas, cura, expulsa os males, os demônios que atormentam a vida delas, por isso querem estar na presença e na companhia d’Ele. Precisamos também querer estar na presença de Jesus, correr ao encontro d’Ele onde quer que esteja. Nós não podemos correr de Jesus!

Muitas vezes, fechamo-nos em nosso mundo e começamos a viver coisas particulares, secretas; quando começamos a sofrer coisas que não entendemos, quando deixamos o pecado reinar em nós, corremos da presença de Jesus. Nesse momento, precisamos correr mais ainda ao encontro do Senhor! Não podemos nos afastar d’Ele devido aos nossos pecados, às nossas fragilidades ou qualquer coisa que vivamos na vida e não estejamos compreendendo. Quanto mais frágil estiver nossa alma, quanto maior for a fragilidade do nosso coração, mais precisamos nos aproximar de Jesus, estar em Sua companhia, ser tocados e cuidados pelo Seu amor misericordioso!

Onde Jesus se reunia, as pessoas se alvoroçavam para ir ao Seu encontro. Seus parentes não entendiam muito bem Sua missão, por isso queriam agarrá-Lo, e alguns até diziam: “Ele está fora de si!”. Quando olhamos as realidades apenas num aspecto humano, não somos capazes de entender a dimensão divina, mística, da ação de Deus no meio de nós. Não podemos olhar as pessoas, o Reino e as coisas de Deus, a ação divina de forma humana, porque senão vamos achar que aqueles que seguem Jesus estão loucos e fanáticos.

Quem não entra na lógica de Deus, perde-se na lógica do mundo! Quem não entra na lógica de Deus fica confuso para olhar as coisas d’Ele, porque não pensa como Ele, mas sim como o mundo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.