Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 13,2.5-18)

Leitura do Livro do Gênesis.

2Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5Ló, que acompanhava Abrão, também tinha ovelhas, gado e tendas. 6A região já não bastava para os dois, pois seus rebanhos eram demasiado numerosos, para poderem morar juntos. 7Surgiram discórdias entre os pastores que cuidavam da criação de Abrão, e os pastores de Ló. Naquele tempo, os cananeus e os fereseus ainda habitavam naquela terra. 8Abrão disse a Ló: “Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos. 9Estás vendo toda esta terra diante de ti? Pois bem, peço-te, separa-te de mim. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para a esquerda”.

10Levantando os olhos, Ló viu que toda a região em torno do Jordão era por toda a parte irrigada — isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra —, era como um jardim do Senhor e como o Egito, até a altura de Segor. 11Ló escolheu, então, para si a região em torno do Jordão, e foi para oriente. Foi assim que os dois se separaram um do outro. 12Abrão habitou na terra de Canaã, enquanto Ló se estabeleceu nas cidades próximas do Jordão, e armou suas tendas até Sodoma. 13Ora, os habitantes de Sodoma eram péssimos, e grandes pecadores diante do Senhor.

14E o Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: “Ergue os olhos e, do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente: 15toda essa terra que estás vendo, eu a darei a ti e à tua descendência para sempre. 16Tornarei tua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua descendência. 17Levanta-te e percorre este país de ponta a ponta, porque é a ti que o darei”. 18Tendo desarmado suas tendas, Abrão foi morar junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e ali construiu um altar ao Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 14)

— Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

— É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

— Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.

— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho (Mt 7,6.12-14)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Os ensinamentos de Jesus são caminho de vida eterna

Evitar o caminho das facilidades da vida e as discussões vãs e fazer ao outro o que queremos que ele faça a nós são três ensinamentos de Jesus que nos conduzem à vida eterna.

“Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Esta é a Lei e os profetas” (Mateus 7, 12).

Três lições bonitas de vida o Senhor nos ensina hoje em Sua Palavra. A primeira delas é não desperdiçar, não estragar e não jogar aos cães e aos porcos os tesouros preciosos do Reino dos céus, do nosso coração e da nossa vida. Algumas vezes, nós perdemos muito tempo com discussões inúteis e conversas vãs; queremos, muitas vezes, converter e convencer as pessoas à base de gritos e de discussões sem fim, os quais, na verdade, não levam a nada.

As coisas santas, as coisas de Deus e os verdadeiros valores devem ser vividos e testemunhados, não devem ser objeto de brigas e divisões entre as pessoas. Então a primeira coisa para isso não acontecer é não atirarmos as coisas de Deus nos espaços e nos corações que não estão abertos para conhecer essa verdade, que para nós é convicção.

Outro ensinamento da Palavra de hoje é a regra de ouro evangélica: tudo o que queremos que os outros façam a nós, façamos nós primeiro a eles. Queremos que os outros sejam educados conosco, primeiramente precisamos ser educados com eles. Não adianta querer que as pessoas nos deem “bom dia” e um sorriso e sejam educadas conosco se não sabemos fazer o mesmo. Da mesma forma, não adianta querer receber amor se não sabemos dar amor. E não façamos o mal se não queremos receber o mal de ninguém, não sejamos semeadores de práticas desonestas. E não façamos mal a ninguém se não desejamos que os demais nos façam mal. Não prejudiquemos ninguém para também não sermos prejudicados.

A terceira regra do Evangelho de hoje é não procurar o caminho mais fácil, a porta mais espaçosa, o caminho das facilidades. Muitas vezes, o mundo nos mostra caminhos que parecem tão simples, mas, no fundo, são desonestos. Como no caso em que as pessoas ganham dinheiro sem nenhum esforço, muitas vezes, fraudando o outro e pegando o que não é correto, ensinando-nos a buscar o prazer pelo prazer, a vantagem pela vantagem, o jeitinho pelo jeitinho. Desse modo, vivemos uma vida sem ética e sem compromisso.

Existe uma lei e um ditado que querem nos ensinar que o mais importante é o fim e não os meios para atingi-lo. É bom nos lembrarmos que este caminho não é o caminho evangélico, que esse ensinamento não é o de Jesus.

O ensinamento de Jesus é para termos uma vida ética, correta, para que levemos a sério Seus mandamentos e Seus ensinamentos. E ainda que, muitas vezes, estes pareçam duros, difíceis, esse é o caminho que nos leva à vida! Muito cuidado com aquilo que é fácil demais, com aquilo que é livre demais, com aquilo que não conhece leis, direção e regras.

O Reino de Deus tem leis e regras não para nos punir, mas para nos educar, nos formar e nos colocar na forma e na direção corretas!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.