Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 7,1-11)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1Palavra comunicada a Jeremias, da parte do Senhor: 2“Põe-te à porta da casa do Senhor e lá anuncia esta palavra, dizendo: Ouvi a palavra do Senhor, todos vós de Judá, que entrais por estas portas para adorar o Senhor. 3Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Melhorai vossa conduta e vossas obras, que eu vos farei habitar neste lugar. 4Não ponhais vossa confiança em palavras mentirosas, dizendo: ‘É o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’

5Mas, se melhorardes vossa conduta e vossas obras, se fizerdes valer a justiça, uns com os outros, 6não cometerdes fraudes contra o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, e não andardes atrás de deuses estrangeiros, para vosso próprio mal, 7então eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde sempre e para sempre.

8Eis que confiais em palavras mentirosas, que para nada servem. 9Como?! Roubar, matar, cometer adultério e perjúrio, queimar incenso a Baal, e andar atrás de deuses que nem sequer conheceis; 10e depois, vindes à minha presença, nesta casa em que meu nome é invocado, e dizeis: ‘Nenhum mal nos foi infligido’, tendo embora cometido todas essas abominações. 11Acaso, esta casa, em que meu nome é invocado, tornou-se a vossos olhos uma caverna de ladrões? Eis que também eu vi”, diz o Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 83)

— Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

— Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

— Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!

— Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!

— Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, caminharão com um ardor sempre crescente.

— Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!

Evangelho (Mt 13,24-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.

27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Você é chamado a ser trigo do Senhor

 “Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!” (Mateus 13,30).

Essa parábola conhecidíssima do joio e do trigo diz de nós, meus irmãos. Temos um pouquinho de joio e um pouquinho de trigo, sempre, dentro de nós; o bom trigo (o trigo) onde se produz o pão, onde se produz o alimento; e o joio que não produz nada. Os dois são parecidos, muito parecidos! Quando é que se nota que é trigo ou que é joio? O trigo tomba com o tempo porque ele tem fruto, ele deita; já o joio, ele não tem nada, ele não tem fruto. Então, ele não tomba, ele fica de pé, altivo.

Nosso Senhor, aqui, contou-nos esta parábola e, aí, houve esse diálogo: “Quer que arranquemos logo? Porque tem o joio lá”. “Não! Calma! Com o tempo. Tenham paciência!”.

Porque poderia ser, de fato, que, ao arrancar o joio, arrancaria também o trigo. Por isso o Senhor disse ao dono daquela colheita: “Espera! Quando crescer, aí sim vai verificar o que é joio e o que é trigo”.

O trigo tomba com o tempo porque ele tem fruto; já o joio, ele não tem nada, ele não tem fruto

O Senhor pedia paciência. Hoje, estamos num mundo que não quer ter paciência, que quer as coisas rápidas. Queremos as coisas muito rápidas. Basta ligar para vir o lanche, basta passar lá no Drive-Thru para pegar o seu lanche, a sua comida.

Estamos num mundo que corre, que quer muitas coisas de forma imediata, mas o imediatismo não acontece no Reino, minha gente! Para amadurecermos, não dá para sermos imediatos. Se com os frutos da Terra é assim, imagine a nossa caminhada espiritual. É preciso dar tempo ao tempo. Tenha calma!

Santo Agostinho, ao comentar esta parábola, ensinava que aquilo que parecia ser ruim, pode ser bom, e aquilo que é bom, também pode ser ruim. Por isso, calma! Dê tempo ao tempo. Porque nós temos, infelizmente, o nosso ser justiceiro, temos a tendência de logo dizer que é ruim, que é mau.

Nosso Senhor nos pede: “Calma! Deixa crescer, continue a semear a Palavra, continue a dar um bom testemunho. Pode ser que a pessoa não seja joio não, que a pessoa seja trigo, mas é preciso dar tempo ao tempo”.

Que o Senhor nos dê a graça da paciência conosco mesmo, para que possamos crescer e amadurecer. E que nós também tenhamos paciência com o processo do outro. Tomara Deus que não seja joio, que aquela pessoa seja trigo. E se é trigo, é bom e pode dar um bom alimento.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado  Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.