Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Cor 10,17–11,2)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 148)

— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

— A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

Evangelho (Mt 13,44-46)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas.46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Que o Reino dos Céus seja nosso maior bem

Entreguemos a Jesus a nossa vida, o nosso coração, e façamos com que o Reino dos Céus seja o bem maior que possamos ter

“Quando um comprador encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola” (Mateus 13,45).

Você sabe que aquele que vive de comprar e colecionar pérolas, está caçando uma de grande valor, rara e muito preciosa. Quando ele encontra uma pérola que é realmente rara ou única, dá tudo o que têm para possuí-la, porque ela é importantíssima para ele.

As outras ele já possui e todos os outros devem possuí-las também, mas essa não. Ele quer que seja única e exclusiva para ele. Ele possui aquela pérola, e ela o possui. Se é uma analogia ou uma comparação, tragamos para a lógica do Reino dos Céus. Imagine que o Reino dos Céus, entre tantas coisas que há neste mundo, tantos reinos e preciosidades que nos apresentam, seja uma pérola única e incomparável.

Nada neste mundo têm o valor e a dimensão que o Reino dos Céus tem para nós. As outras pérolas, por mais que pareçam belas, são perecíveis, permanecem aqui [mundo]. Mas quando vamos com o coração cheio do Reino de Deus e vazio dos tesouros deste mundo, essa pérola nunca mais sai de nós!

Hoje, celebramos Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina. Tão bela e tão jovem, descobriu o Reino de Deus como o bem mais precioso de sua vida, dedicou-se inteiramente a cuidar dele. Primeiro, dedicando-se a uma vida de oração, de penitência e em cuidar dos pobres e desvalidos, descobrindo que em nós, pobres, está a imagem e transfiguração do Reino de Deus.

Descubramos o Reino do Senhor no meio de nós, descubramos essa pérola preciosa que é Jesus entre nós. Vamos entregar a Ele a nossa vida, o nosso coração e fazer com que o Reino de Deus seja o bem maior que possamos ter!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.