Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ml 3,1-4.23-24)

Leitura da Profecia de Malaquias.

Assim fala o Senhor Deus: 1“Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais.

Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor.

4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 24)

— Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!

— Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!

— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

— Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança.

Evangelho (Lc 1,57-66)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Abramo-nos à confiança em Deus

 “No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus” (Lucas 1,64).

Bendito seja o Senhor, Nosso Deus, que manifestou a nós seu poder salvador. Quase nas vésperas de celebrar o nascimento de Jesus, a liturgia nos mostra o nascimento milagroso de João, o Batista. Seus pais eram de idade avançada, sua mãe Isabel era estéril, mas Deus olhou para ela, teve misericórdia dela e permitiu que na sua velhice ela pudesse gerar um filho.

Todo filho é uma bênção, seja o filho que é gerado no ventre, seja o filho que é aceito, seja o filho que vem para ser socorrido, amado e acolhido. Onde estiver o filho, será uma bênção para a vida familiar, vida conjugal e, por isso, esse casal tanto se alegra em Deus.

Zacarias ficou incrédulo diante de tamanha bondade e misericórdia do Senhor para com eles. O fato é que ele ficou mudo porque duvidou, não acreditou, ficou estupefato diante de tamanha graça.

Ficar mudo quer dizer recolher-se, não falar para poder escutar. Muitas vezes, precisamos mergulhar no nosso silêncio, falar pouco ou não falar para, primeiro, escutar e mergulhar nos desígnios de Deus.

Somos convocados pela graça a nos abrirmos à confiança plena nesse Deus bondoso e misericordioso que cuida de nós

Quando Zacarias pôde contemplar a graça do seu filho que veio, a sua boca se soltou e ele louvou a Deus de todo o seu coração, porque foi grande e benigno com aquele que n’Ele esperou.

Hoje, somos convidados a renovar toda a nossa esperança e confiança no Senhor, vencer a ansiedade das expectativas, dos planos e sonhos, para sonhar com Deus, colocar os nossos sonhos e expectativas no coração d’Ele e para viver com sobriedade e confiança cada dia de nossa vida, sem jamais desanimar e desesperar, sabendo que Jesus conduz os passos e manifesta a Sua glória para todo aquele que n’Ele espera.

Foi assim que Deus se manifestou na vida desse casal idoso, Zacarias e Isabel, e é assim que Deus se manifesta na vida de cada homem, de cada mulher, de cada casal. E não importa a sua idade, o jovem, o idoso deve saber colocar no Senhor a sua confiança e esperança.

Hoje, somos convocados pela graça a nos abrirmos à confiança plena nesse Deus bondoso e misericordioso que cuida de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.