Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Os 14,2-10)

Leitura da Profecia de Oséias.
Assim fala o Senhor Deus, 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais 'Deuses nossos' a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.' 5'Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano.
8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos?
Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde:
de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 80)

— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
— Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
— Eis que ouço uma voz que não conheço: "Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.
— De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar. 
— Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.
— Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos, eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com o mel que sai da rocha o fartaria'.

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. 32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nosso amor por Deus precisa ser puro

Esse é o amor puro, amor que nos salva e nos coloca perto de Deus

“Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios’” (Marcos 12,32-33).

O que mais agrada o coração de Deus não são os nossos sacrifícios, nossos holocaustos nem nossas promessas, não são as quantidades infinitas de orações que podemos fazer em nossa vida.

O que agrada o coração de Deus é quem O ama de verdade, quem O ama com toda força, com toda energia e vitalidade, com todo o seu ser. Agrada a Deus quem O coloca em primeiro lugar, quem coloca o seu coração no temor do Senhor nosso Deus; quem O leva tão a sério, que não é capaz de amar ninguém, coisa ou situação nenhuma mais do que a Ele.

A religião que agrada a Deus é aquela que nos liga e nos mantêm tão unidos a Ele, que não nos separamos d’Ele por nada que aconteça nesta vida.

Deixe-me dizer a você: não busque a Deus de forma mercantilista, interesseira; não busque o Senhor para satisfazer seus interesses, suas necessidades econômicas, físicas, materiais etc. Não busque o Senhor por causa disso. Se o fizer, isso não quer dizer que você não vai encontrá-Lo, porque Deus se deixa encontrar por quem O procura de coração sincero. Você pode até encontrá-Lo somente a partir de seus interesses, mas não O encontrará a partir daquilo que Ele é. Busque o Senhor somente por causa d’Ele.

Nunca coloque condições para amar a Deus, nunca diga: “Eu vou amar a Deus, porque Ele me deu isso, porque vai me dar aquilo! Eu vou amar a Deus, porque Ele vai me abençoar! Eu vou ganhar o que eu preciso! Ele vai dar a saúde de que eu necessito!”. Não! Ame a Deus, porque é Deus, e simplesmente por causa disso. Tudo o que vir em consequência do meu amor por Ele é apenas acréscimo, mas eu não me conformo nem posso colocar meu coração nos acréscimos. Eu coloco meu coração na essência do amor de Deus. Por isso, amá-Lo de todo o coração é buscá-Lo por causa d’Ele e por nada mais!

Não posso, de forma nenhuma, mercantilizar a minha relação com Deus, não posso deixar de servir nem deixar de ser d’Ele ou menos d’Ele, porque me decepcionei com as pessoas, com a Igreja, com o ser humano, com o padre, com o pastor… Seja lá com quem for! Você não entendeu nada do que é amar a Deus sobre todas as coisas, com todas as nossas energias.

Esse é o amor puro, amor que nos salva, que nos coloca perto do Senhor. Não há doença, enfermidade, sofrimento, ação financeira, angústia, seja lá o que for, que nos separe d’Ele!

Eu aprendo amar a Deus, porque Ele é meu Deus, o Senhor da minha vida, e não por aquilo que Ele me dá, que me oferece, que pode fazer por mim; não é porque está me prometendo isso e aquilo.

Eu encontrei, de verdade, o amor de Deus na minha vida. Assim, vou amar o meu próximo, assim terei força, energia, graça divina para amar o meu próximo por mais que ele me fira, machuque-me. Porque eu não vou amá-lo com meu amor egoísta, eu vou amá-lo com o amor que vem do coração do meu Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.