Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 20,1-17)

Leitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, 1Deus pronunciou todas estas palavras: 2”Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do Egito, da casa da escravidão. 3Não terás outros deuses além de mim. 4Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, ou embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, debaixo da terra. 5Não te prostrarás diante destes deuses nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, 6mas uso da misericórdia por mil gerações com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará sem castigo quem pronunciar seu nome em vão. 8Lembra-te de santificar o dia de sábado. 9Trabalharás durante seis dias e farás todos os teus trabalhos, 10mas o sétimo dia é sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades. 11Porque o Senhor fez em seis dias o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou.

12Honra teu pai e tua mãe, para que vivas longos anos na terra que o Senhor teu Deus te dará. 13Não matarás. 14Não cometerás adultério. 15Não furtarás. 16Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. 17Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18)

— Senhor, só tu tens palavras de vida eterna!

— Senhor, só tu tens palavras de vida eterna!

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— Mais desejáveis do que o outro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

Evangelho (Mt 13,18-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.

22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.

23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Façamos com que a Palavra de Deus seja eficaz em nossa vida

Combatamos a distração, a instabilidade emocional e as preocupações com a riqueza para que a Palavra de Deus seja viva e eficaz em nossa vida e produza frutos!

“A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto” (Mateus 13, 23).

A parábola do semeador nos mostra de que modo a Palavra de Deus é viva e eficaz em nossa vida. Não há nenhum lugar nem coração em que a Palavra de Deus seja semeada em que ela não produza frutos. Só não pode acontecer que a Palavra anunciada seja negligenciada, por isso a parábola nos explica hoje quais são os inimigos dela [Palavra de Deus], o que realmente a impede, em nossa vida, de produzir os frutos.

A primeira coisa [que impede a Palavra de Deus de produzir frutos em nossa vida]: a distração; não ouvir a Palavra de Deus com a devida atenção que ela merece e não saber retê-la em nosso coração. Quantas vezes estamos avoados, estamos em outro mundo enquanto a Palavra está vindo ao nosso encontro. Quantas vezes deixamos que, mesmo ao ouvirmos a Palavra de Deus, o “passarinho da distração” venha e roube a Palavra semeada em nosso coração.

Algumas vezes, nós damos atenção para tantas outras coisas e não nos concentramos no essencial. Basta ver quando saímos de uma igreja, muitas vezes, nem nos lembramos qual foi o Evangelho proclamado ou a Palavra de Deus dita ao nosso coração. A distração é um inimigo a ser vencido e combatido para que a Palavra de Deus seja viva e eficaz em nossa vida!

Outro inimigo da Palavra de Deus [de produzir frutos em nossa vida] é a nossa instabilidade pessoal e emocional. Nós, muitas vezes, temos boa vontade, dinamismo e acolhemos com amor e alegria a Palavra que nos é dada; no entanto, quando o sofrimento e a perseguição batem à nossa porta, desistimos. Enquanto está tudo bem é maravilhoso escutar a Deus, contudo, quando vêm dificuldades, problemas ou outras coisas mais, aquela Palavra que um dia achávamos que mudaria a nossa vida, a deixamos de lado.

E um outro inimigo da Palavra de Deus [de produzir frutos em nós] são as preocupações. Estas vêm com diversas capas, há a preocupação com as coisas do mundo, quando tentamos agradá-lo e fazer o que ele faz e também as ilusões com o mundo, com as riquezas, com o prazer, com os bens materiais e com o consumismo.

Achamos linda a Palavra de Deus, mas quando vêm outras coisas mais interessantes ao nosso encontro, nós a deixamos de lado e essa Palavra não produz frutos em nossa vida.

Que nós combatamos a distração, a instabilidade emocional e as preocupações com o mundo e as ilusões com a riqueza para que a Palavra de Deus seja viva e eficaz em nossa vida!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.