Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ap 21,9b-14)

Leitura do Apocalipse de São João.

9bUm anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro”. 10Então me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 144)

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos Santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens, e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração!

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

Evangelho (Jo 1,45-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.

46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A pessoa autêntica busca sempre viver a verdade

 “Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: ‘Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José’” (João 1,45).

Celebramos, hoje, na Igreja, o apóstolo São Bartolomeu, também chamado Natanael. Eu pessoalmente gosto demais de Natanael, de São Bartolomeu, pelo tamanho da sua sinceridade.

Foi Filipe que primeiro se encontrou com Jesus, e ele foi humildemente dizer a Natanael: “Olha, encontramos aquele de quem Moisés escreveu, falou a respeito. Ele já está aqui no meio de nós”. Mas aqui tem um problema, Filipe disse que ele era de Nazaré e Natanael, com muita sinceridade, perguntou: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”.

Nazaré era uma cidade muito insignificante; hoje, é uma cidade bonita e grande, mas naquela época nem no mapa era possível encontrar Nazaré. E pode vir alguma coisa boa de Nazaré?

Ás vezes, é o desprezo que alguém faz por aquela cidade que está lá no interior, perdida e, de repente, alguém importante vem de lá. Então, é assim que se expressa Natanael com toda a sinceridade do seu coração. Filipe disse a ele: “Venha você mesmo ver”.

O autêntico é humilde acima de todas as coisas e se põe a conhecer a verdade

Por isso, de longe, quando Jesus viu Natanael, disse: “Ali está um verdadeiro israelita. Autêntico, aquele que pensa e não esconde o pensamento. Aquele que não quer agradar pelo que fala”.

Não é que a pessoa tem que ser aquela coisa desagradável e imprudente, é aquele que busca a verdade para vivê-la. Porque a pessoa autêntica não é aquela que vive questionando por questionar, não é aquela que fica colocando interrogações, duvidando de tudo e de todos. Não é aquela que vive só criticando e colocando problema em tudo.

A pessoa autêntica é aquela que quer viver com autenticidade a sua verdadeira identidade, por isso ele pergunta o por que das coisas, para viver aquilo em verdade. E Natanael não só questiona, mas ele vai conferir, vai ver, vai correr atrás; e quando ele se encontra com Jesus, ele mesmo professa: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

Veja, ele mesmo conhece Jesus. Diante de tudo aquilo que o Senhor coloca, ele professa, reconhece e, de fato, olha para Jesus e diz: “Ele é o Senhor”.

A pessoa autêntica é aquela que sabe dobrar suas próprias convicções. O orgulhoso não, ele sabe que está errado, que duvidou, questionou e prefere continuar na dúvida e no questionamento, criando sempre problemas para não reconhecer o que, de fato, ele tinha constatado de forma errada. O autêntico é humilde acima de todas as coisas, ele quer saber e reconhece que o que sabia era limitado e errado, e se põe a conhecer a verdade.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.