Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura(Pr 30,5-9)

Leitura do Livro dos Provérbios.

5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: “quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório(Sl 118)

— Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei quanto um presente!

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.

— De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.

— De vossa lei eu recebi inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira.

— Eu odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos!

Evangelho(Lc 9,1-6)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Que Deus nos afaste da falsidade e da mentira!

Hoje pedimos ao Senhor que nos afaste de toda e qualquer falsidade e mentira. Tentações das quais devemos correr a vida toda!

Afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário” (Provérbios 30, 8).

Meditando a primeira leitura da liturgia de hoje, que está no Livro dos Provérbios, ela nos conduz a buscar a sabedoria da vida. Primeiro, porque a Palavra de Deus comprovada é um escudo para quem nela se abriga; é a luz que conduz os nossos passos e se torna a proteção, o refúgio, a segurança daqueles que colocam no Senhor a sua confiança.

Essa mesma Palavra nos inspira a pedir duas coisas importantes para Deus. A primeira delas é: afastar o nosso coração da falsidade e da mentira. Ninguém suporta viver no mundo de falsidades, de enganos, de ilusões, do faz de conta, onde tudo parece bonitinho, bacaninha, legal, mas quando vai se ver, no fundo, é tudo falso.

Nós corremos o risco de, muitas vezes, viver de beijinhos e abraços – “Oi! Como vai? Tudo bem?” Mas, no fundo, odiando-nos e querendo mal a esse ou àquele; pois não há nenhuma relação de proximidade, não há nenhum bem querer. A falsidade e a mentira são tentações para toda a nossa vida, das quais nós devemos correr acima de tudo! É por isso que pedimos ao Senhor, hoje, que afaste o nosso coração de toda e qualquer falsidade e mentira, sejam elas pequenas ou grandes. Pois a mentira só coloca a nossa vida no abismo.

Depois, a segunda coisa nós pedimos ao Senhor é que Ele não nos conceda nem pobreza nem riqueza, mas nos conceda a justa medida. E aí está a sabedoria, porque se pedirmos a Deus a riqueza, correremos o risco de cair na vanglória, de ser muito saciados e nos sentirmos demasiadamente orgulhosos e soberbos. Que tentação terrível é a pessoa se achar o máximo, que tem tudo, que pode tudo! Por isso todos os excessos fazem mal!

O excesso no “ter” é chamado de: riqueza. Por isso, o homem sábio não pede riqueza para si, mas também não pede a pobreza. Traduzimos a pobreza aqui por: miséria; ninguém merece isso, nenhum filho de Deus a merece! Porque a pobreza e a miséria deixam, muitas vezes, o coração revoltado e indignado e podem levar a pessoa até a se revoltar contra Deus, contra o mundo e contra a sociedade.

A revolta não faz bem à nossa saúde e ao nosso coração, por isso hoje pedimos a Deus que nos dê a medida necessária, a justa medida; nem oito nem oitenta; nem riqueza nem pobreza, mas o suficiente, o necessário para termos uma vida justa e digna e não sermos pesados a ninguém.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.