Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ap 14,1-3.4b-5)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João.

Eu, João, 1tive esta visão: O Cordeiro estava de pé sobre o monte Sião. Com ele, os cento e quarenta e quatro mil que tinham a fronte marcada com o nome dele e o nome do seu Pai. 2Ouvi uma voz que vinha do céu; parecia o barulho de águas torrenciais e o estrondo de um forte trovão. O ruído que ouvi era como o som de músicos tocando harpa. 3Estavam diante do trono, diante dos quatro Seres vivos e dos Anciãos, e cantavam um cântico novo. Era um cântico que ninguém podia aprender; só os cento e quarenta e quatro mil marcados, que foram resgatados da terra. 4bEles seguem o Cordeiro aonde quer que vá. Foram resgatados do meio dos homens, como primeira oferta a Deus e ao Cordeiro. 5Na sua boca nunca foi encontrada mentira. São íntegros!

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 23)

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.

Evangelho (Lc 21,1-4)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Deus olha para a doação que é feita de coração

Quando você for dar algo para Deus e para alguém, não seja mesquinho, não dê da sua sobra, mas da sua essência. O Senhor olha aquilo que é feito com o coração!

“Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver” (Lucas 21,4).

Essa passagem bela e rica de significados que Jesus nos apresenta, dando o exemplo da viúva que está no Templo, é para nos ensinar que Deus olha aquilo que é feito com o coração, enquanto, nós valorizamos as aparências. Sim, porque no Templo iam muitas pessoas ricas, que depositavam ali grandes quantias e assim por diante. Mas a pobre viúva, toda temerosa e receosa, vai depositar no Templo, de todo o coração, aquilo que, provavelmente, ela gastou toda a sua vida para conseguir. Por isso, Jesus disse que ela havia dado mais do que todos os outros; porque deu com o coração. Ela não deu a sobra, mas sim da sua essência.

Quando você for dar algo para Deus e para alguém, não seja mesquinho, não dê da sua sobra, mas a sua essência. Às vezes, nós queremos doar a nossa vida para Deus, mas chegamos a dizer: “Se sobrar tempo, eu darei!”, “Se sobrar dinheiro, eu darei!”. Assim, damos a Deus o fruto da nossa mesquinhez e não da nossa vida e do nosso trabalho.

Sabe, meus irmãos, eu não queria que nós entendêssemos que doar algo a Deus significa doar dinheiro ou não; até porque a pregação do Evangelho não pode ser presa a valores materiais, mas deve ser entendida como doar a vida ou não, doar-se por inteiro ou dar só daquilo que sobra.

Nós nunca podemos medir a bênção de Deus e a Sua presença em nossa vida a partir de cifrões, de cotações, de quantias; aliás, ninguém deveria saber o quanto nós doamos a Ele. Quando alguém doa muito ou pouco, isso nunca deve ser critério conhecido por ninguém; o mais importante é sabermos que estamos doando, seja em trabalhos, ofertas ou dízimos. Que tudo aquilo que fazemos seja feito com todo o nosso coração. Que o óbulo da viúva seja também o da nossa vida.

Digamos: “Senhor, eu estou entregando para Ti o melhor que tenho. Não estou entregando os restos da minha vida nem o que está sobrando. Estou me dando todo para Ti!”

Deixe-me dizer a você: seu tempo, seu dinheiro, suas economias, sua vida pessoal, sua vida financeira, aquilo que você faz será muito mais produtivo quanto mais despojado você for! Não estou dizendo para ninguém ser inconsequente, não estou querendo que ninguém calcule a bênção de Deus.

Eu não gostaria de saber quanto fulano e sicrano doam na sua igreja, na sua comunidade ou na sua paróquia. Mas é tão bonito ver quando a pessoa doa a sua vida, o seu coração. O que ela faz é com o coração íntegro, inteiro, sem esperar ser reconhecido nem receber nada em troca. Você pode ter a certeza de que em você está a bênção do Senhor de forma abundante.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.