Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ap 18,1-2.21-23; 19,1-3.9a)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João.

Eu, João, 18,1vi outro anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 2Ele gritou com voz poderosa: “Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. 21Nessa hora, um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho e atirou-a ao mar, dizendo: “Com esta força será lançada Babilônia, a Grande Cidade, e nunca mais será encontrada. 22E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em ti nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em ti jamais se encontrará; e o canto do moinho em ti nunca mais se ouvirá; 23e a luz da lâmpada em ti nunca mais brilhará; e a voz do esposo e da esposa em ti nunca mais se ouvirá, porque os teus comerciantes eram os grandes da terra, e com magia tu enfeitiçaste todas as nações. 19,1Depois disso, ouvi um forte rumor, de uma grande multidão no céu, que clamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem a nosso Deus,2porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos”. 3E repetiram: “Aleluia! A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!” 9aE um anjo me disse: “Escreve: Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 99)

— São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!

— São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Lc 21,20-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas.26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nossa libertação está próxima!

Precisamos erguer a nossa cabeça, saber que nossa libertação está próxima e agirmos para salvar o maior número de pessoas para Cristo Jesus

“Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lucas 21,27-28). 

Nesse contexto, colocamo-nos na última semana do Tempo Comum. Para o início do tempo do Advento, rodeamo-nos da Palavra de Deus, que nos cerca com textos que nos lembram sempre dos acontecimentos finais de nossa vida; afinal de contas, esses elementos não podem sair, de forma nenhuma, da nossa reflexão.

Hoje, a Palavra de Deus vem nos trazer um acontecimento fundamental da nossa fé: a parusia ou a vinda gloriosa de Jesus. É o elemento da nossa fé, não podemos nos esquecer aquilo que nós professamos: “Eu creio que Ele virá para julgar os vivos e os mortos”. Virá num momento histórico, que será a consumação final dos dias da humanidade. Cristo Jesus virá em poder e glória, é um elemento da nossa fé, afirmação da Palavra de Deus, é aquilo que ansiamos, procuramos e proclamamos: “Maranatha, vem Senhor Jesus! Vem no meu dia a dia, vem na hora da minha morte, vem de forma definitiva restaurar, no meio de nós, o Seu Reino glorioso!”.

Como nos preparamos para aguardar essa vinda gloriosa de Jesus? A primeira coisa é não nos deixarmos intimidar por elementos trágicos: guerras, conflitos, acontecimentos sísmicos, tragédias e tantas situações calamitosas que existiram no passado, existem no presente e existirão em tempos futuros, por tudo aquilo que é o coração humano, voltado para guerras, conflitos e assim por diante.

O importante é que o discípulo de Jesus tem que manter a serenidade e a vigilância. A serenidade para não se deixar iludir e confundir, para não se deixar levar pelos elementos do medo, do pavor, do conflito, da tragédia e da desgraça.

Vivemos num mundo cercado por profetas da desgraça, estão sempre propagando acontecimentos trágicos e desastrosos; e não podemos negar que estamos vendo, realmente, acontecimentos trágicos.  Vivemos, no nosso Brasil, há cerca de um ano, o ocorrido em Mariana (MG), uma ofensa à natureza. Mas não basta dizer o que está acontecendo, é preciso lutar contra essas tragédias provocadas na natureza, e não é simplesmente abaixar a cabeça e dizer: “Olha, é sinal de que Deus está voltando!”. Não! É preciso colocar-se numa atitude profética.

A Palavra diz que quando essas coisas estão acontecendo, precisamos levantar a cabeça numa atitude de fé e confiança. O discípulo de Jesus não se esconde debaixo da mesa nem corre dos acontecimentos. O discípulo de Jesus está ali firme, seguindo o seu Senhor, aconteça o que acontecer, sendo um agente de resgate e salvação.

Quando a coisa aperta, cada um quer salvar a si mesmo; e essa é a visão do mundo. No Reino de Deus, colocamo-nos de pé para salvar a nossa pele, mas, muitas vezes, arriscamos a nossa vida para salvar a de muitos. Um pai justo e sensato faz isso pela sua família. Nós, neste contexto de mundo em que vivemos, precisamos erguer a nossa cabeça, saber que nossa libertação está próxima e agirmos para salvar o maior número de pessoas para Cristo Jesus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.