Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 1,1-4)

Leitura da Primeira Carta de São João.

1Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, – 2de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós –; 3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 96)

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu Santo nome!

Evangelho (Jo 20,2-8)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Encha o seu coração da graça de Deus

 “Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 'Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou'” (Lucas 1,67-68).

Estamos às vésperas do Natal de Jesus. Nesta noite santa, vamos celebrar a visita, a presença, o amor de Deus no meio de nós. Queremos unir nossa voz à voz de Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, para profetizar, para que da nossa boca saia a profecia da graça, bendizendo o Senhor, Deus de Israel, porque visitou o seu povo e o libertou.

O povo de Deus somos nós, o povo de Deus é a minha casa, a sua casa, a sua família, a nossa família. É preciso que, hoje, nos enchamos do Espírito Santo e nos enchamos da graça de Deus para louvar, bendizer, glorificar e exaltar o nome do Senhor Nosso Deus. É preciso dizer que, muitas vezes, nesta noite do Natal, como as pessoas se enchem de tantas coisas, se enchem de vaidades, de comidas e bebidas, mas não se enchem da graça.

Que, nesta noite, o Senhor nos dê o canto da graça, que o Senhor nos dê a profecia de renovação e transformação

É por isso que, nesta noite, uma noite santa, do nascimento do Senhor, há muitos de nós que não contemplamos a graça de Deus que nos visita. Sei que todos nós gostamos de usar uma roupa bonita, todos nós gostamos de nos arrumar, de arrumar toda a casa, arrumar a mesa, arrumar a ceia, mas não deixemos de arrumar o coração, não deixemos de arrumar o nosso interior.

Se você gosta de colocar a ordem na casa - e deve colocar a ordem na casa -, coloque a ordem no seu coração, coloque o coração na sintonia de Deus, na sintonia do amor. O mais importante dessa noite não são os presentes, não é a ceia, não é a comida, não é a carne, mas é Deus, é Jesus, o grande presente de Deus. Ele sim que nos visita, Ele sim está no nosso meio para nos libertar!

Que Jesus nos liberte, esta noite santa, da visão egoísta, orgulhosa e soberba que nós, muitas vezes, temos na vida. Que Ele nos liberte de todas as vaidades que estão direcionando a nossa própria vida, e que o Senhor nos conceda sua humildade para abraçarmos a santidade como compromisso de nossa vida.

Que, nesta noite, o Senhor nos dê o canto da graça, que o Senhor nos dê a profecia de renovação e transformação. Por isso, convido você, nesta noite, além de participar da Missa, momento único e sublime da graça de Deus, a dar as mãos como família, para que possa comunicar a graça do Espírito aos outros. Não quero desejar outra coisa a você e sua casa, a não ser que todos selecionados nesta noite repletos do Espírito Santo profetizando, louvando, bendizendo e glorificando a Deus porque nos visitou, porque nos libertou, pois a visita de Deus, uma libertação de Deus acontece na casa e no coração que se abre para a graça do Senhor.

Que tenhamos uma noite, um dia abençoado e iluminado pelo Divino Salvador que nos visitou e nos libertou.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.