Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Provérbios 21: 1-6, 10-13)

1 Fluxo de água é o coração do rei na mão de Javé, que ele dirige onde ele quer. 2 Para homem todos os seus caminhos parecem retos, mas é Javé que pesa corações. 3 Praticar a justiça e a justiça é melhor perante o Senhor do que o sacrifício. 4Olhos arrogantes, coração arrogante, tocha dos malfeitores, é pecado. 
5 Os projetos do diligente, tudo é ganho; para aquele que corre, tudo é indigência. 6 Para fazer tesouros com línguas enganosas, é vaidade vaidade daqueles que buscam a morte. 10 A alma do ímpio deseja o mal, o seu próximo não encontra graça aos seus olhos. 11Quando o arrogante é punido, o simples torna-se sábio; quando o sábio é instruído, ele adquire ciência. 12 O Justo vigia a casa do iníquo e lança o ímpio na desgraça. 13 Quem fechar os ouvidos para as súplicas dos fracos também clamará e não encontrará resposta.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sal 118)

- Guie-me, Senhor, pelo caminho de seus comandos

- Guie-me, Senhor, pelo caminho de seus comandos

- Bem-aventurado aquele que, com uma vida irrepreensível, anda na vontade do Senhor.

- Instrua-me no caminho de seus decretos e meditarei em suas maravilhas.

- Eu escolhi o verdadeiro caminho, desejei seus mandamentos.

- Ensina-me a cumprir a tua vontade e a manter com todo o meu coração.

- Guie-me através do caminho de seus comandos, porque ela é minha alegria.

- Eu vou cumprir sua vontade sem cessar, para sempre nunca.

Evangelho (Lucas 8: 19-21)

- O Senhor esteja convosco.

- E com o seu espírito.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas.

- Glória a você, Senhor.

19 Eles se apresentaram onde ele era sua mãe e seus irmãos, mas eles não podiam alcançá-lo por causa do povo. 20 Ele anunciou: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem para vê-lo." 21 Mas ele respondeu-lhes: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e fazê- lo "

Palavra de Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A Palavra de Deus transforma o nosso coração

Não dá para andar com o coração repleto de ressentimentos e mágoas, semeando o ódio, colocando as pessoas umas contra as outras

“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática” (Lucas 8,21).

É uma grande graça fazermos parte da família de Jesus, sermos família com Ele, tornarmo-nos cada vez mais familiarizados com a vida d’Ele. Qual é o caminho para que sejamos familiares, próximos e íntimos de Jesus?

A primeira coisa é ouvir a Palavra de Deus todos os dias da nossa vida. Quando ouvimos a Palavra de Deus, ela vai penetrando o nosso ser, o nosso coração; ela vai transformando os sentimentos da nossa alma e os pensamentos da nossa cabeça.

A Palavra de Deus tem o poder de nos transformar, por isso o grande esforço do nosso ser cristão é para ouvir Jesus, é para ouvir a Sua Palavra. Não escutemos a Palavra de Deus de qualquer jeito nem façamos de qualquer jeito a nossa relação com a Palavra. A primeira característica de um discípulo é a sua relação e intimidade com ela, porque, quando a escutamos, ela realiza a ação de Deus em nossa vida.

A segunda característica é que um discípulo coloca em prática aquilo que ele ouve, pois não basta ouvir, é preciso praticar o que o Senhor nos ensina a viver, é preciso um esforço com o auxílio e a graça do Espírito, para que a Palavra transforme o nosso comportamento, o nosso pensamento e os nossos sentimentos. Precisamos ser concretos.

Muitas vezes, temos pensamentos errados. A própria humildade vai nos demonstrar que nem tudo aquilo que pensamos é pensamento de Deus, pelo contrário, estamos repletos de pensamentos humanos, que colhemos no mundo. Os nossos pensamentos precisam ser transformados com a força da Palavra de Deus, pois estamos com sentimentos em nosso coração que não correspondem aos sentimentos d’Ele. Somos humanos, mas a Palavra transforma a nossa humanidade pela graça divina.

Não dá para andar com o coração repleto de ressentimentos e mágoas, semeando o ódio, colocando as pessoas umas contra as outras. Quando a Palavra penetra em nós, podemos até ter raiva de alguém, mas ela é capaz de arrancar a raiva, e somos capazes de mudar aquilo que pensávamos em relação ao outro.

Para sermos familiares a Jesus, precisamos ter familiaridade com Sua Palavra, capacidade de escuta, colocar-se na posição daquele discípulo que está ouvindo o Mestre falar e depois responde: “É assim que vou fazer. É isso que vai mudar na minha vida. Vou lutar e batalhar”.

O discípulo de Jesus vive uma metanoia e uma conversão constante, é aquele que se permite, dia a dia, com a humildade do coração, ser transformado e convertido pela Palavra que vem do Senhor.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.