Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Zc 2,5-9.14-15a)

Leitura da Profecia de Zacarias.

5Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. 6Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”.

7Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro outro anjo, 8que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. 9Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo a seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela. 14Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15aMuitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Jr 31,10-13)

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!

— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:

— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho (Lc 9,43b-45)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A Graça Divina está presente em toda a nossa vida

 “Então Jesus disse a seus discípulos: ‘Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens’” (Lucas 9,43b-

Como Jesus pediu aos Seus discípulos para prestarem bastante atenção, estou pedindo que você também preste bem atenção. Ele está falando a respeito de si, Ele é o Filho do Homem que vai ser entregue nas mãos dos homens. Quando Ele está dizendo que vai ser entregue, é porque os homens da sua época, os homens do seu tempo irão pegá-Lo, prendê-Lo, julgá-Lo, condená-Lo, açoitá-lo, crucificá-Lo e ali Ele vai morrer. Todas essas situações as quais estou me referindo são duras para a realidade humana. A realidade humana, a vida humana, nós, humanos do século XXI, rejeitamos completamente qualquer forma de fraqueza, de sofrimento, de dor, de doença e de enfermidade.

Não queremos, de forma alguma, encarar essas realidades porque todos estavam admirados com o que Jesus fazia, todos admiravam Jesus por causa dos milagres e das curas de Jesus, por causa do bem que Ele realizava, mas Ele sabia que seria escândalo quando olhassem para Ele todo maltratado e julgado na mão dos homens.

A beleza da Graça Divina está presente na vida que nasce, na vida que corre e na vida que também padece

Como é espanto para nós quando olhamos para super-homens e supermulheres dos nossos tempos, porque o que os olhos gostam de ver é apenas a realidade aparente, como se as pessoas o tempo inteiro, com a vida inteira fosse somente beleza, rosto bonito, corpo bonito, corpo saudável e belo. Tenho que dizer para você que esse corpo vai experimentar a decomposição, isso não significa que temos que depreciar o corpo e não cuidar dele, isso não significa que não temos que cuidar da nossa saúde.

Se é belo olhar para uma criança que está nascendo, com todo o vigor de vida que ela vai ter, é mais belo ainda encarar um idoso que, muitas vezes, está sofrendo, que está vendo o seu corpo se decompor. A beleza da Graça Divina está presente numa vida que nasce, na vida que corre e na vida que também padece, mas se não olharmos a vida como ela é, nós nos escandalizamos com a vida, rejeitamos a vida e não queremos aceitar o outro que está na cama sofrendo; não queremos aceitar a nossa vida que, muitas vezes, está se decompondo.

Digo sempre: que Deus me dê a graça de ver todos os meus “cabelinhos” ficarem brancos. Porque, para alguns, cabelos brancos é sinal de velhice, de fim, mas é a vitalidade, é o vigor da vida que passa.

A vida é assim: ela tem um ciclo de subida e, depois, um ciclo de descida; ela desce para entrar na glória definitiva, para aqueles que abraçam a sua vida como dom de Deus, não apenas como expressão de exibição para o mundo. A vida é bela em todas as etapas, a vida é bela quando sabemos encarar a alegria de viver, a beleza de viver, inclusive nas doenças, nas enfermidades e nas fraquezas que a vida tantas vezes nos impõe.

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.