Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ap 14,14-19)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João.

Eu, João, 14na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um “filho de homem”. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15Saiu do Templo outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: “Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!” 16E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 17Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. 18E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: “Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras”. 19E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— O Senhor vem julgar nossa terra.

O Senhor vem julgar nossa terra.

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Evangelho (Lc 21,5-11)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?”

8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.

10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Com a Igreja estamos no caminho da salvação

Se você está com a Igreja, está com Cristo, está protegido, abençoado e não há porque temer nem se desesperar, ainda que o mundo caía sobre a sua cabeça. A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, é sinal da salvação, da esperança e da confiança que temos de ter em Deus.

“Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente!” (Lucas 21,8).

A Palavra de Deus, que nos é anunciada no dia de hoje, é um convite para refletirmos sobre os acontecimentos finais da humanidade, da história final de todos nós. É importante dizer que nós já estamos nesses tempos. Isso não é a mesma coisa que dizer: “O fim do mundo, o fim dos tempos já está acontecendo”, mas todos nós caminhamos para este dia. Primeiro, o fim da nossa vida terrestre; cada um de nós, mais cedo ou mais tarde, vamos nos apresentar para Deus. Segundo, o fim da vida na face da Terra ou a vinda gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não significa dizer que isso vai acontecer amanhã, depois de amanhã, mas é algo breve no tempo de Deus.

Agora, é preciso ter sabedoria, discernimento e prudência; é preciso entender o que o próprio Senhor está nos dizendo hoje: “Muito cuidado para não serem enganados, ludibriados, porque muitos virão em nome do Senhor com sinais, prodígios, com falácias e tantas coisas enganosas”.

Além disso, os sinais que vemos nos tempos – terremotos, fomes, coisas pavorosas acontecendo, muitas vezes, contra a dignidade da vida humana – ainda não representam o fim. Mas é tempo de nos prepararmos para o fim!

Esse tempo que se prepara para o fim chamamos de “tempo da Igreja”, que se estabelece no meio de nós! A Igreja é a mãe que cuida, acolhe, protege, ensina, ilumina e conduz seus filhos para esse tempo novo de graça que todos nós somos chamados a viver. Por isso, deixe-me dizer uma coisa a você: se está com a Igreja, está com Cristo; está protegido, abençoado e não há porque temer nem se desesperar, ainda que o mundo caía sobre a sua cabeça.

A Igreja, como mãe, nos conduz aos pés de Jesus na Sua vinda gloriosa. Ela, na sua sabedoria, na sua prudência, ajuda-nos a distinguir os sinais dos tempos, a não sermos confundidos e enganados, ludibriados com as palavras, com as pregações, com os falsos profetas que existem por todo o mundo.

Que neste tempo que nos separa da primeira vinda de Jesus até a segunda, que estejamos debaixo da proteção da Mãe Igreja, porque ela é o Corpo Místico de Cristo, é o sinal da salvação, da esperança, da confiança que temos de ter em Deus.

Se estamos com a Igreja, estamos no caminho da salvação, e não tememos o mal nem o que há de acontecer com a humanidade.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.