Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Tm 1,1-8)

Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó Terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios!

—Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

Evangelho (Mc 3,22-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.

28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto nos pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reacenda a chama do amor divino em seu coração

Que pela intercessão dos apóstolos São Tito e São Timóteo a chama do amor divino, que foi derramada em nossos corações, se acenda e se inflame!

“Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos” (2Tm 1, 6).

Amados irmãos e irmãs, nós hoje celebramos dois apóstolos, dois bispos da Igreja primitiva: São Timóteo e São Tito; grandes discípulos do apóstolo São Paulo. Paulo tem uma terna afeição por esses dois homens do Evangelho, formados, instruídos por ele para ser discípulos de Cristo.

As Sagradas Escrituras nos apresentam as duas Cartas de São Timóteo e a Carta de São Tito. E hoje nos chama a atenção aquilo que São Paulo escreve ao seu querido filho espiritual Timóteo, dizendo a ele: “Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos” (2Tm 1, 6).

O gesto de impor as mãos significa comunicar uma graça. O gesto de imposição das mãos o sacerdote recebe no dia em que é ordenado sacerdote, e o diácono no dia do seu diaconato, quando o bispo, mais uma vez, tem o Evangelho imposto sobre a sua cabeça, e estes recebem um desígnio, uma missão divina. E a marca do selo divino em nós está na primeira imposição que Deus colocou sobre nós, na nossa unção batismal, essa mesma unção é confirmada no sacramento da crisma, quando nos tornamos também apóstolos do Senhor. Por isso a maioria é crismada pelo bispo, o apóstolo por excelência! É ele quem vem colocar a mão sobre nossa cabeça e dizer: “Recebe o dom do Espírito Santo!”. O dom que recebemos no nosso batismo é confirmado e autenticado em nós com a maturidade cristã pelo sacramento da crisma.

Permita-me falar ao seu coração: não deixe essa chama se apagar, não deixe se tornar apagada, escondida a chama que está em você, seja pelo sacramento do batismo seja pelo sacramento da crisma. Coloquemos para fora esse dom, essa graça que recebemos e não permitamos que a timidez apague em nós a fortaleza, o amor e a sobriedade!

Se está nos faltando força, resgatemos em nós a força divina, o dom da fortaleza, que é dom do Espírito. Se estamos frios na forma de amar e de nos relacionarmos uns com os outros, esse mesmo Espírito derrama em nós o amor sem medida, para que até o extremo da vida não seja o ódio, o ressentimento, o rancor a conduzirem nossos passos, mas sim o amor divino.

Esse mesmo Espírito nos dá a sobriedade para sabermos ser sensatos na forma de falar, para discernir o que devemos ouvir, para termos sensatez naquilo que vamos comer, beber, assistir e ver. Nós não podemos deixar que nenhuma forma de embriaguez tome conta de nós, pois aquele que está cheio do Espírito Santo de Deus é tomado pela sobriedade!

Que, pela intercessão dos apóstolos São Tito e São Timóteo, o dom, a chama do amor divino que foi derramada em nossos corações se acenda e se inflame para que continuemos mais do que vivos anunciando e vivendo o Reino de Deus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.