Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 5,17-26)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva 18e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública.

19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.

24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pusestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33)

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Evangelho (Jo 3,16-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nossa vida foi transformada pela presença de Cristo

Precisamos mostrar para o mundo que a nossa vida foi transformada pela presença de Cristo no meio de nós

“‘Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver’. Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar” (At 5,20-21).

Amados irmãos e irmãs, os chefes da religião judaica estão furiosos com os discípulos de Jesus Cristo Crucificado, porque eles anunciam a todos os cantos que Jesus está vivo e ressuscitado.

Não podendo segurar nem conter a verdade de que Jesus está vivo, mandam [os chefes da religião judaica] prender os discípulos de Jesus. Eles ficam presos, mas, na cadeia, são visitados pelo anjo, que ordena: “Ide ensinar no templo esse modo de viver. Ensinai tudo que se refere a esse modo de viver”.

Veja bem, isso é muito importante para nós. A vida cristã não é um conjunto de doutrinas e ensinamentos dogmáticos. A vida cristã é, em primeiro lugar, um modo de viver e, acima de tudo, a vida em Deus.

Algumas pessoas acham que evangelizar, catequizar, é ensinar doutrina às pessoas, ensinar mandamentos e sacramentos. Maravilha, isso tem que ser ensinado! Mas, acima de ensinar, precisamos aprender como se deve viver, como levar a vida em nome de Jesus.

Ser cristão é justamente ter a vida em nome de Cristo, fazer tudo o que fazemos em nome do Senhor, porque cremos n’Ele e Ele é a razão da nossa vida. Por isso, o anjo está ordenando que os cristãos ensinem às pessoas esse modo de viver.

Vivemos num mundo paganizado, onde muitos costumes pagãos estão infiltrados em nosso meio. Se a missão dos cristãos na vida primitiva era ensinar as pessoas a viver conforme o modo de Jesus, hoje, estamos permitindo que o contrário aconteça. Estamos permitindo que os pagãos nos ensinem elementos e formas paganizadas de vida.

A primeira coisa: uma vida cristã não se faz sem oração! Não podemos imaginar um cristão que não ore, que não fale, que não tenha vida de comunhão com Deus, que reze pela manhã apenas fazendo um sinal da cruz assim que se levanta, mas é dedicar um pedaço do tempo para orar, para estar na presença de Deus.

Não posso imaginar que um cristão, uma família cristã se reúna para comer como os pagãos, sem nem fazer uma oração. Não oramos nem agradecemos a Deus pelo alimento que Ele nos deu. Não podemos imaginar uma vida cristã sem a prática da caridade, mas não é caridade de dar esmola de vez em quando, mas a caridade de cuidarmos uns dos outros, de vivermos a caridade para com os irmãos mais sofridos e necessitados.

No mundo em que estamos, muitas vezes, vejo pessoas que não são nem cristãs praticando mais caridade do que nós. Quem é cristão testemunha, anuncia e proclama Jesus, leva o nome d’Ele a outras pessoas e a outros corações.

Irmãos e irmãs, não precisamos levar teorias para a vida das pessoas, precisamos mostrar para o mundo que a nossa vida foi transformada pela presença de Cristo no meio de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.