Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 20,17-27)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.

20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor.

22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.

25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 67)

— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.

— Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!

Evangelho (Jo 17,1-11a)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. 3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.

6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. 9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Unamos a nossa oração ao coração de Jesus

“Eu te peço por eles. Não te peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti” (João 17,9-11a).

Que beleza é olharmos a prece profunda da alma de Jesus! Aliás, a oração verdadeira é aquela que vem do fundo da alma, onde o coração coloca para fora todos os anseios que tem.

Quando olhamos a oração sacerdotal de Jesus, entramos nesse coração maravilhoso do Senhor, um coração que se imola, se entrega, pede, suplica, intercede e entrega tudo para o Pai. “Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu”.

Que plena união de amor, testemunho de entrega e graça há na relação amorosa do Pai para com o Filho, do Filho para com o Pai. O Filho veio para cumprir a Sua missão e, neste mundo, recebeu os que eram Seus discípulos e seguidores.

Assim como Ele rezou pelo mundo por todas as situações, agora, Ele reza pelos Seus. “Pai, não estou pedindo pelo mundo. Estou pedindo por aqueles que Tu me deste, porque eles permanecem no mundo. Eu já não estou no mundo, mas peço por eles para que estejam em Ti”.

A força do combate e da oração precisa unir-se ao coração sacerdotal de Jesus para suplicar pelos nossos

Jesus está se referindo a cada um de nós, porque Ele enfrentou o mundo, viveu no mundo, mas não se perdeu neste mundo, uma vez que, Ele não se perdeu, mas salvou aqueles que O seguiam, O ouviam, O amaram e depositaram n’Ele fé e esperança. Ele está pedindo para que não nos percamos.

Não podemos nos perder porque o mundo não é fácil; viver é uma graça e uma dádiva, mas perder-se neste mundo é a coisa mais comum e fácil de acontecer. Porque o mundo é complexo, difícil, cheio de artimanhas, manhas, maldades, crueldades, perversidades, enganos e ilusões, e é neste mundo que vivemos.

A oração de Jesus é como a oração de uma mãe, de um pai que tem um filho pequeno e, enquanto o mundo é apenas a família, é uma bênção, mas se esse filho cresce e vai para o mundo, já sabemos… Ore como Jesus orou porque sabemos que o mundo não é fácil. O mundo leva os nossos; quantos se perderam, se perdem e estão se perdendo porque o mundo os puxa, o mundo com a sua mentalidade, perversidade e enganos.

Peça por você e pelos seus. Rogue pelos seus filhos e irmãos. Unamo-nos à prece e ao coração de Jesus para orarmos uns pelos outros. Estou me unindo ao coração dos pais que oram e pedem pelos seus filhos, e essa tem de ser a nossa prece: que eles não se percam, que o mundo não os roube e os tire do amor de Deus que receberam. Pois o mundo é cruel, rouba e, por isso, precisamos pedir. Mais do que falar e apontar a maldade do mundo que não é desconhecida de ninguém. A força do combate e da oração precisa unir-se ao coração sacerdotal de Jesus para suplicar e pedir que nenhum dos nossos se percam.  

Deus abençoe você!    

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.