Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36)

Leitura do Segundo Livro dos Reis.

Naqueles dias, 9bSenaquerib, rei da Assíria, enviou de novo mensageiros a Ezequias para dizer-lhe: 10Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: Jerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assírios. 11Porque tu mesmo tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações e como as devastaram. Só tu te vais salvar?”

14Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo do Senhor, estendeu a carta diante do Senhor 15e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: “Senhor, Deus de Israel, que estás sentado sobre os querubins! Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra. 16Inclina o teu ouvido, Senhor, e ouve. Abre, Senhor, os teus olhos e vê. Ouve todas as palavras de Senaquerib, que mandou emissários para insultar o Deus vivo. 17É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios; 18lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra; por isso os puderam destruir. 19Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

20Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a prece que me dirigiste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 21Eis o que o Senhor disse dele: A virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas. 31Pois um resto sairá de Jerusalém, e sobreviventes, do monte Sião. Eis o que fará o zelo do Senhor todo-poderoso.

32Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha contra ela, nem a assaltará com escudo, nem a cercará com trincheira alguma. 33Pelo caminho, por onde veio, há de voltar, e não entrará nesta cidade, diz o Senhor. 34Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e a meu servo Davi”.

35aNaquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e exterminou no acampamento assírio cento e oitenta e cinco mil homens. 36Senaquerib, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí permaneceu.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 47)

— O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

— O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

— Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora, é a alegria do universo.

— Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.

— Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade em meio a vosso templo; como vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra.

Evangelho (Mt 7,6.12-14)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O sagrado purifica o que é mundano

Tudo o que é santo e sagrado merece todo respeito, cuidado e delicadeza da nossa alma e do nosso coração

“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos” (Mateus 7,6).

Tudo o que é santo e sagrado merece todo respeito, cuidado e delicadeza da nossa alma e do nosso coração. Muito cuidado para não depreciar o que é santo nem o que é sagrado, para não depreciar o nome de Deus, as coisas d’Ele, tudo o que diz respeito a Ele.

Muitas pessoas querem defender as coisas de Deus, mas, infelizmente, caem em discussões tolas, vãs, que não valem nada. Há pessoas que querem somente provocar, não querem conhecer a verdade.

Fico olhando nossas redes sociais, grupos de discussões que se criam aqui e acolá, onde há verdadeiros provocadores, não no sentido daqueles que causam reflexão, mas provocadores de acusações, guerras e conflitos. A melhor resposta é o silêncio, é retirar-se, não ter comunhão ou perder tempo com quem não busca o respeito para com aquilo que é sagrado?

Estou vendo pessoas debochando das coisas de Deus, ridicularizando para falar d’Ele, das pessoas d’Ele, usando do princípiode ridicularizar os outros, seja lá quem for. Mesmo quem pensa diferente de nós, quem crê diferente de nós, quem é de outra religião… Não temos o direito de ridicularizá-los, não temos o direito de usar da ofensa com as palavras nem da ironia para nos referirmos àqueles que têm uma crença diferente, nem dos que façam parte da mesma igreja que nós, mas tenham princípios e concepções diferentes das nossas.

Não debochemos do que é sagrado, não percamos tempo com pessoas que querem somente ir para o escárnio, para a discussão ou que Deus é sua razão e aquilo que ele acha que é certo.

Não demos aos cães aquilo que são as nossas coisas santas. Há um lugar certo e um tempo certo para cada coisa, há um lugar para rezar, porque aquele lugar é sagrado e lá se respeita o sagrado. Há um lugar onde o sagrado não é respeitado, onde ele é debochado e visto de qualquer jeito. Ali, não vamos levar o sagrado, ali é o lugar do deboche e do escárnio.

O sagrado é sagrado, o mundano é mundano. O sagrado purifica o mundano? Óbvio que sim, mas apenas quando deixamos que Deus entre naquilo que se profanou, que somos nós, e nos abrimos para a graça. Não vamos nos misturar com aquilo que não é falso nem é verdadeiro!

Façamos para o próximo aquilo que queremos que os outros nos façam. Se não queremos que os outros façam mal a nós, não façamos mal a ninguém.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.