Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Ts 3,7-13)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos,7ficamos confortados, em meio a toda angústia e tribulação, pela notícia acerca de vossa fé. 8Agora sentimo-nos reviver, porque vós estais firmes no Senhor. 9Como podemos agradecer a Deus por toda a alegria que nos invade diante do nosso Deus, por causa de vós? 10Noite e dia rezamos efusivamente para vos rever e completar o que ainda falta na vossa fé.

11Que o próprio Deus e nosso Pai, e nosso Senhor Jesus dirijam os nossos passos até vós. 12O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 89)

— Saciai-nos de manhã com vosso amor!

— Saciai-nos de manhã com vosso amor!

— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

— Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

Evangelho (Mt 24,42-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42”Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.

45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agindo assim, quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu Senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Sejamos prudentes em todas as nossas ações

 “Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa?” (Mateus 24,45).

Conteúdo em áudio:

Meus irmãos e minhas irmãs, não sabemos em que dia o Senhor virá, em outras palavras, não sabemos nem o dia que nós iremos morrer, partir desta vida. Nós iremos ao encontro do Senhor que vem ao nosso encontro.

Não sabemos nem podemos perder tempo com isso, nós temos que ganhar tempo cuidando bem da nossa vida e administrando-a a cada dia, como se cada dia fosse o primeiro e o último da nossa vida. Temos que viver cada momento com intensidade e responsabilidade, porque o empregado irresponsável e imprudente é o pior empregado, é aquele que está lá para cuidar da casa, mas ele a bagunça, faz o que pode e diz assim: “Não se preocupe, que o patrão vem só no final do dia”, “No final do dia, damos um jeito e deixamos tudo em ordem”.

E se esse patrão chega na hora que o empregado não espera e encontra aquela baderna na sua casa? Que tristeza, que desapontamento, que descontentamento é você ter um empregado não só imprudente, mas incoerente! É o empregado traidor, ou seja, ele só faz as coisas para o patrão ver, sabendo que ele vai chegar. Não podemos levar a vida dessa forma.

Eu sei que alguns estão deixando para se converter no final da vida, mas o final da vida pode ser hoje. Alguns estão deixando para se confessar quando estiverem próximos de morrer, outros estão deixando… “Vou deixar de fazer esse pecado, esse erro mais para o final da vida”. Não, meus irmãos, o final da vida é sempre hoje! É assim que se pensa, é assim que vive o bom empregado.

Sermos prudentes é cuidarmos da vida agora, é estarmos preparados agora

O bom empregado é aquele que é fiel, é aquele que é prudente. Então, temos que ser o cristão fiel e prudente. Não basta sermos cristãos se não vivermos a fidelidade e a prudência da vida. Fidelidade a Deus em toda hora e a todo momento, fidelidade para com o Senhor apesar das nossas fraquezas e debilidades; levantar-se e não viver na hipocrisia, não viver na lama, mas viver a vigilância nos atos, nas atitudes, em tudo aquilo que fazemos.

Sermos prudentes é cuidarmos da vida agora, é estarmos preparados agora, cuidarmos do que temos que cuidar agora, e não deixarmos a vida bagunçar, não levar a vida de qualquer jeito.

Imagina se eu for visitar a sua casa agora, a esta hora: “O padre chegou… Desculpa, não estamos com a casa preparada”. Esteja, ao acordar, ao ir dormir.

Eu sempre digo que uma pessoa vive a vigilância da prudência quando a primeira atitude que ela faz ao levantar-se — além de rezar, é claro! — é dobrar a própria coberta da cama que ele dormiu. Quem não cuida, não dobra sua coberta logo cedo, não vai ordenar a vida durante o dia.

A vida, a casa, o quarto vai estar o dia todo bagunçado. “No final do dia, eu arrumo”. Se você não arrumou nem a sua cama, como é que vai arrumar o resto do coração e da vida? Então, comecemos cedo a colocar a casa em ordem, a vida em ordem, porque o Senhor pode vir de manhã, à tarde, ao meio-dia, não importa a hora, importa é que estejamos preparados.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.