Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Dn 6,12-28)

Leitura da Profecia de Daniel.

Naqueles dias, 12aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. 13Foram ter com o rei e falaram a propósito do decreto: “Ó rei, acaso não assinaste um decreto segundo o qual toda pessoa que, nos próximos trinta dias, dissesse oração a qualquer divindade ou homem que não sejas tu, ó rei, seria atirada na cova dos leões?” O rei respondeu: “O que dizeis é verdade, como manda a lei dos medos e persas, e que não se pode violar”.

14Então eles disseram perante o rei: “Daniel, um dos cativos de Judá, não fez caso de ti, ó rei, nem do decreto que assinaste, mas três vezes por dia ele faz suas preces e orações”. 15Ao ouvir isto, o rei ficou muito desapontado e tomou a resolução de salvar Daniel, empenhando-se em libertá-lo antes do pôr do sol. 16Mas aqueles homens instaram com o rei e disseram: “Não te esqueças, ó rei, de que é lei dos medos e persas que não se pode mudar nenhum decreto que o rei tenha promulgado”.

17Então o rei deu ordem para buscar Daniel e lançá-lo na cova dos leões. E disse a ele: “O teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, haverá de salvar-te”. 18Trouxeram uma pedra e puseram-na sobre a boca da cova, que o rei marcou com seu anel e os dos grandes da corte, para que nada se tentasse contra Daniel. 19O rei retirou-se para o palácio e foi dormir sem cear, e não quis que lhe trouxessem comida; além disso, não conseguiu conciliar o sono. 20Ao raiar do dia, levantou-se o rei e foi apressadamente à cova dos leões; 21aproximando-se da cova, chamou por Daniel com voz aflita, e disse: “Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, pôde salvar-te dos leões?” 22E Daniel respondeu ao rei: “Ó rei, vive para sempre! 23O meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões; os leões não me fizeram mal, porque, na presença dele foi provada a minha inocência; tampouco pratiquei qualquer crime contra ti, ó rei”. 24Com isso, alegrou-se grandemente o rei; e mandou tirar Daniel da cova; quando o retiraram, nenhuma lesão mostrava ele, porque acreditara em seu Deus.

25O rei mandou vir os homens que acusaram Daniel e os fez lançar na cova dos leões, juntamente com seus filhos e suas mulheres; estes não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões caíam sobre eles, esmagando-lhes os ossos. 26Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que habitavam a terra: “Que vossa paz se multiplique. 27Está decretado por mim que, em todo o território do meu império, todos respeitem e temam o Deus de Daniel: ele é o Deus vivo que permanece para sempre, seu reino não será destruído e seu poder durará eternamente; 28ele é o libertador e salvador, que opera sinais e maravilhas no céu e na terra. Foi ele quem salvou Daniel das garras dos leões!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Dn 3,68s.)

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

— Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!

— Geada e frio, bendizei o Senhor!

— Gelos e neves, bendizei o Senhor!

— Noites e dias, bendizei o Senhor!

— Luzes e trevas, bendizei o Senhor!

— Raios e nuvens, bendizei o Senhor!

— Ilhas e terra, bendizei o Senhor!

Evangelho (Lc 21,20-28)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.

23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Somente Deus tem a última palavra em nossa vida

A palavra final é a firme confiança de que veremos o Senhor com poder e glória, reinando no meio de nós. Ele começa a reinar em nossa vida quando colocamos n’Ele a nossa confiança

“Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória” (Lucas 21, 27).

Jesus, falando aos Seus discípulos, anuncia tempos tenebrosos, difíceis, tempos de guerras, aflições e destruições. Parece que tudo caminha para um final tão infeliz, tão desesperador, parece que o pânico terá a palavra final sobre todas as coisas e até as forças do céu serão abaladas. Sinais no sol, na lua, nas estrelas, um grande pavor tomando conta de toda a Terra e um medo tomando conta do coração dos homens, que até desmaiarão diante de tanto pavor.
Desde que sou menino, e creio que você também, nós ouvimos falar do fim do mundo, do fim das coisas, e tudo isso parece que só gera pânico, pavor e estremecimento no meio de nós. Algumas pessoas querem até deixar para se converter ou querem converter os outros à força, numa pregação mais intimista: “Olhe, tudo vai se destruir, porque Jesus está voltando. A hora de se converter é agora!”.

As tribulações, em menor ou maior intensidade, sempre fizeram parte da história da humanidade. A palavra revelada nos mostra que uma tribulação muito maior, um dia, tomará conta da Terra, um sinal muito evidente de que todas as coisas estão se consumando, como as dores do parto, que começam leves e depois vão crescendo. A humanidade já vive essas dores.

O alento não são as dores, o conforto não é simplesmente saber que tragédias acontecem e poderão acontecer. É que, no meio de tudo isso, quem permanece em Deus, permanece de pé! Quando tudo passar, quando qualquer destruição vier para tirar a vida da Terra, fazê-la se abalar, este dia que poderia ser o dia mais triste do Universo, será o mais feliz de toda a humanidade: o dia da renovação do Céu e da Terra com a vinda gloriosa do Senhor.

Feliz de quem estiver vivo, de pé e firme na fé para ver o Filho do Homem vir sobre as nuvens com poder e glória. Os que já estiverem na glória, contemplarão na glória; os que estiverem na Terra, subirão para a glória, porque o Filho de Homem unirá, numa só realidade, os filhos e filhas de Deus para a festa sem fim.

A tribulação, a angústia, as dificuldades e os tempos difíceis nunca terão a palavra final na vida de quem crê em Deus. A palavra final é a firme confiança de que veremos o Senhor com poder e glória, reinando no meio de nós. Ele começa a reinar em nossa vida quando colocamos n’Ele a nossa confiança.

Podemos ler mil notícias trágicas em jornais, em revistas e assim por diante, mas o nosso olhar está em Deus, Nosso Senhor, o vencedor de todas as tribulações!

Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.