Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 6,8-10;7,54-59)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

8Naqueles dias, Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

7,54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 30)

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve. Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me.

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel. Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições.

— Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor! Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, e salvai-me pela vossa compaixão!

Evangelho (Mt 10,17-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Enchamos o coração da graça do Espírito para anunciarmos Jesus

“Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus” (At 7,55).

No primeiro dia da Oitava de Natal, temos a graça de celebrar o primeiro mártir da fé, Santo Estêvão, aquele que derramou o seu sangue por amor e paixão a Jesus.

Estêvão foi conquistado por Jesus, o Salvador; Estêvão foi salvo por Jesus e, por isso, levou a vida em nome d’Ele, aquele que leva a vida em nome de Jesus, aquele que tem a vida vivida por amor a Jesus morre n’Ele e por amor a Ele.

Estêvão foi perseguido para que negasse Jesus, e quanto mais era perseguido, mais ele proclamava o nome de Jesus.

Hoje, somos convidados a nos encher da graça do Espírito Santo para anunciarmos Jesus no mundo em que estamos, testemunharmos que Ele está no meio de nós, mas testemunharmos que a nossa vida foi transformada pelo nome de Jesus.

Que possamos, cheios do espírito da graça que o Natal nos dá, nos revestir da pessoa de Jesus

Ninguém pode nos calar, nem a morte, pelo contrário, aqueles que morrem em Deus, morrem testemunhando o amor de Deus manifesto na própria vida. Com toda a sobriedade do Espírito, com todo o discernimento dos tempos em que vivemos, anunciemos o amor de Deus por nós manifestado, em Jesus nosso Salvador.

Que possamos, cheios do espírito da graça que o Natal nos dá, nos revestir da pessoa de Jesus, nos encher da graça do Espírito Santo e levarmos o presente salvador para as nossas casas e nossas famílias que se chama Jesus.

Há muitos que ainda não O conhecem, nem preciso dizer que, em muitos lugares distantes, o nome de Jesus não é conhecido e amado. Há muitos, no meio de nós, que não O conhecem, não O amam, que não sabem verdadeiramente quem é Jesus; e só no poder do Espírito que podemos anunciá-Lo e testemunhá-Lo.

Não basta um conhecimento teórico, um conhecimento superficial da pessoa de Jesus, é preciso mergulhar a vida n’Ele e deixar que Ele transforme a nossa vida. Sermos coerentes com a nossa fé cristã é o maior testemunho e anúncio que podemos dar da pessoa de Jesus. Falta coerência, falta um anúncio vivo com palavras, com obras, com conversão interior, para mostrarmos aos nossos que Jesus está no meio de nós.

Celebremos, hoje, o martírio de Estêvão, dando o nosso testemunho de amor a Jesus, nosso divino Salvador.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.