Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Dt 4,1.5-9)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.

6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Mt 5,17-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Os mandamentos divinos são a aliança de Deus conosco

O espelho para a revisão de toda a vida são os mandamentos divinos do amor a Deus acima de todas as coisas

“Quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” (Mateus 5,19).

Temos a graça de conhecer os mandamentos, as Leis do Senhor Nosso Deus. Os mandamentos divinos são a aliança d’Ele conosco, uma aliança gravada e cravada no nosso coração.

Não existe sociedade, não existem relacionamentos sem leis nem mandamentos. Precisamos levar a sério as leis, inclusive, as leis da sociedade em que estamos. Existem as leis de trânsito – e sabemos todas as tragédias que acontecem em nosso meio, porque, muitas vezes, e não são poucas vezes, não respeitamos as leis que regem o tráfego nosso de um canto ao outro.

Precisamos respeitar as normas e leis da sociedade em que estamos, para que haja ordenamento. Uma coisa é descordarmos desse ou daquele ponto, essa é uma outra discussão, mas todos nós somos submissos às leis e constituições do nosso país.

Estamos submissos à Lei de Deus, aos Seus mandamentos. Vivemos numa sociedade de cultura que tudo quer dar um jeito; e esse jeito de burlar as leis é o que chamamos de “corrupção moral”, damos um jeito e fazemos a lei do nosso jeito, e estamos fazendo isso muitas vezes com a Lei de Deus quando ignoramos a nossa própria lei, ignoramos os mandamentos e criamos os nossos próprios mandamentos ou condicionamos os mandamentos divinos a nossa percepção, sobretudo, manipulando do jeito que queremos fazer as coisas. “Esse mandamento é pequeno”. Não existe mandamento pequeno, Lei de Deus é Lei de Deus.

Deus sabe o que é preciso para que a nossa vida seja ordenada. E se estamos num mundo de desordem, e nossa vida, muitas vezes, encontra-se em desordem, é porque ignoramos as Leis do Senhor Nosso Deus.

Este tempo da graça em que estamos, o tempo quaresmal, é uma oportunidade para revisarmos a nossa vida. O espelho para a revisão de toda a vida são os mandamentos divinos do amor a Deus acima de todas as coisas, ao amor ao próximo, que não nos permite querer eliminar o outro, desejar o que é do outro, cobiçar o que é do outro ou faltar a verdade contra o outro.

Devemos examinar a nossa consciência diante de uma verdade, e essa não é a nossa verdade, não é uma verdade subjetiva, mas é a verdade da Lei de Deus. Devemos examinar a nossa consciência, os nossos atos, as nossas atitudes e posturas diante de Deus, diante de nós e do próximo. Não ignoremos, não desobedeçamos nem ensinemos, porque o pior é isso. Muitas vezes, fazemos errado e, na cultura do mau exemplo, levamos o outro a fazer coisas erradas em nome de Deus.

Se uma pessoa não gosta da outra, odeia alguém, coloca esse sentimento também. “Você também pode, ninguém gosta dele”, e assim se cria essa cultura, começamos a falar mal do outro e o ensinamos a fazer isso também; e assim se repete a cultura do mal que nos leva a diminuir a graça e a vivência da Lei de Deus em nossa vida.

Que a Palavra de Deus nos ajude a rever nossas próprias posturas.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo -   Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.