Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 3,14-17)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

14”Convertei-vos, filhos, que vos tendes afastado de mim, diz o Senhor, pois eu sou vosso Senhor; vou tomar-vos, um de uma cidade e dois de uma família, e vos reconduzirei a Sião; 15eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentarão com clarividência e sabedoria. 16Quando vos tiverdes multiplicado e crescerdes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, não se falará mais da ‘arca da aliança do Senhor’; ela não virá à memória de ninguém, não se lembrarão dela, não a procurarão nem fabricarão outra. 17Naquele tempo, chamarão Jerusalém Trono do Senhor, em torno dela se reunirão, em nome do Senhor, todos os povos; eles não se deixarão mais levar pelas inclinações de um coração mau”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Jr 31)

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!”

— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor.

— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho (Mt 13,18-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A Palavra de Deus produz frutos em nossa vida

Precisamos deixar que a Palavra cresça em nós, pois se não a deixarmos crescer, não colheremos os frutos

“Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho” (Mateus 13,19).

Escute, com bastante atenção, o Evangelho de hoje, porque, na verdade, é a explicação da parábola da semente da Palavra de Deus. Esta é semeada em nossos corações por diversos meios: na liturgia, na Missa, nos sacramentos, nas redes sociais, por meio dos aplicativos, nos meios de comunicação, nas rádios.

De que forma essa Palavra cai em nosso coração, e precisamos parar para nos revisarmos? Muitas vezes, a Palavra é semeada e nós a escutamos, mas não a compreendemos. Em vez de procurarmos compreendê-la, meditá-la, ruminá-la, deixar que Deus fale ao nosso coração, ficamos na incompreensão, paramos nas dificuldades, e o maligno, de forma astuta, rouba a Palavra do nosso coração.

Ele rouba a Palavra de Deus do nosso coração, sobretudo, porque somos pessoas distraídas, desatentas ou o foco da nossa atenção não se volta inteiramente para a Palavra, mas para outras preocupações. Até recebemos a Palavra com alegria, mas é como diz o Evangelho: “quando chega o sofrimento, a perseguição, nós logo desanimamos, perdemos o vigor, a força que nos movia” (cf. Mateus 13,21), mas o pior é quando a Palavra cai em nosso coração e, movidos pelas ilusões do mundo, iludidos pelo prazeres da vida, deixamos que a Palavra seja sufocada.

A Palavra sufocada não cresce e a semente sufocada não dá frutos. Por que a Palavra de Deus não produz frutos em nossa vida em muitas situações? Porque ela não é acolhida com a devida estima, consideração e atenção que precisa ser.

Se quisermos ser transformados por Deus, a Palavra d’Ele, pequena, cresce e tem o poder de transformar. Precisamos deixar que ela cresça em nós, pois se não a deixarmos crescer, não vamos colher os frutos, para que a nossa vida seja transformada.

Peça: “Senhor, abra o meu coração, a minha mente e compreensão, para que a Tua Palavra cresça em mim e produza muitos frutos”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.