Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ap 18,1-2.21-23; 19,1-3.9a)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João.

Eu, João, 18,1vi outro anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 2Ele gritou com voz poderosa: “Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. 21Nessa hora, um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho e atirou-a ao mar, dizendo: “Com esta força será lançada Babilônia, a Grande Cidade, e nunca mais será encontrada. 22E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em ti nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em ti jamais se encontrará; e o canto do moinho em ti nunca mais se ouvirá; 23e a luz da lâmpada em ti nunca mais brilhará; e a voz do esposo e da esposa em ti nunca mais se ouvirá, porque os teus comerciantes eram os grandes da terra, e com magia tu enfeitiçaste todas as nações. 19,1Depois disso, ouvi um forte rumor, de uma grande multidão no céu, que clamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem a nosso Deus, 2porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos”. 3E repetiram: “Aleluia! A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!” 9aE um anjo me disse: “Escreve: Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 99)

— São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!

— São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Lc 21,20-28)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.

25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus é o prêmio maior que receberemos do céu

Essa fé deve produzir em nós a esperança, que nos leva realmente a esperar somente em Deus e ter a certeza de que Ele é a coroação eterna de Deus, é o prêmio maior que iremos receber do céu.

“Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória” (Lucas 21,27).

A graça da Palavra de Deus, nesses dias, está nos levando a refletir sobre a “parusia”, uma expressão grega usada para acolher, recepcionar, aguardar a vinda de pessoas muito importantes. Uma grande parada para receber uma autoridade quando esta vinha visitar a cidade ou aquele povoado. Nós estamos na esperança, aguardando a manifestação e a visita definitiva de Deus para a história da humanidade.

É importante entendermos que são três as vindas do Senhor para a humanidade. A primeira: Ele já veio, na fragilidade humana, quando nasceu uma pobre criança em Belém. Quando viveu no meio de nós, anunciou, pregou o Reino de Deus, realizou curas e milagres e morreu para a nossa salvação; está ressuscitado, está no trono diante de Deus.

Esse mesmo Jesus, que veio a primeira vez, vem todas as vezes que nos reunimos em Seu nome, quando celebramos a Eucaristia, memorial permanente do Seu Corpo e do Seu Sangue. Ele vem em nosso socorro, em nosso auxílio quando O invocamos em nossas necessidades e tribulações. O Senhor que veio, vem sempre nos visitar e consolar.

Nós vivemos a feliz expectativa da terceira vinda ou, ainda melhor, a vinda definitiva de Jesus, a volta d’Ele para resgatar, para salvar, libertar, conceder o plano de poder e glória para Seus filhos. Claro, o trono a Ele; a nós a graça de estarmos ao Seu lado, aos Seus pés no Reino glorioso que o Pai preparou para nós! É um fato, é um elemento da nossa fé!

Esse elemento que cremos e professamos, de que Jesus virá para julgar os vivos e os mortos, deve ser algo muito motivador para todos nós! É verdade que nós não sabemos o dia nem a hora, mas isso não importa, o mais importante é que Ele virá e não nos deixará só; é saber que a vida aqui não se acaba, é saber que triunfaremos com Ele para sempre. Por isso, aguardemos com fé, confiança, certeza e convicção de que o Senhor virá para salvar os Seus!

Essa fé deve produzir em nós a esperança que nos leva realmente a esperar somente em Deus e ter a certeza de que Ele é a coroação eterna de Deus, é o prêmio maior que iremos receber do céu. Por isso, com toda a Igreja aclamamos: Vinde, Senhor Jesus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.