Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Dn 7,15-27)
Leitura da Profecia de Daniel.

15“Fiquei chocado em meu íntimo: eu, Daniel, fiquei aterrorizado com estas coisas, e as visões da imaginação me deixaram perturbado. 16Aproximei-me de um dos presentes e pedi-lhe que me desse explicações sobre o significado de tudo aquilo. Respondeu-me, fazendo-me conhecer a interpretação das coisas: 17‘Estes quatro possantes animais são quatro reinos que surgirão na terra; 18mas os que receberão o reino são os santos do Altíssimo; eles ficarão de posse do reino por todos os séculos, eternamente’.

19Depois, quis ser mais bem informado a respeito do quarto animal, que era bastante diferente dos outros e o mais terrível de todos, com seus dentes de ferro e garras de bronze, sempre devorando e triturando, e calcando aos pés o que restava; 20e ainda a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e sobre o outro que nascera e fizera cair outros três, sobre o chifre que tinha olhos e boca, e que fazia ouvir uma fala forte, e era maior que os outros. 21Eu continuava a olhar, e eis que este chifre combatia contra os santos e vencia, 22até que veio o Ancião de muitos dias e fez justiça aos santos do Altíssimo, e chegou o tempo para os santos entrarem na posse do reino.

23Respondeu-me assim: ‘O quarto animal é um quarto reino que surgirá na terra, e que será maior do que todos os outros reinos; há de devorar a terra inteira, espezinhá-la e esmagá-la. 24Quanto aos dez chifres do reino, serão dez reis; um outro surgirá depois deles, e este será mais poderoso do que seus antecessores, e abaterá os três reis, 25e articulará insolências contra o Altíssimo e perseguirá seus santos e se julgará em condições de mudar os tempos e a lei; os santos serão entregues ao seu arbítrio por um tempo, por tempos e por um meio-tempo; 26o tribunal se estabelecerá, e ao chifre será tirado o poder, até ser destruído e desaparecer para sempre; 27e então, que seja dado o reino, o poder e a grandeza dos reinos que existem sob o céu ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é um reino eterno, e a quem todos os reis servirão e prestarão obediência”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Dn 3,82s.)

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

— Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

— Filhos dos homens, bendizei o Senhor!

— Filhos de Israel, bendizei o Senhor!

— Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!

— Servos do Senhor, bendizei o Senhor!

— Almas dos justos, bendizei o Senhor!

— Santos e humildes, bendizei o Senhor!

Evangelho (Lc 21,34-36)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Busquemos ter sempre serenidade e sobriedade em nossa vida

 “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós” (Lucas 21,34).

Muitas pessoas estão surpreendendo com a morte. Não é que é para todo mundo morrer de uma hora para outra, e que é para acharmos normal. Não! Precisamos entender que a morte é nossa companheira de vida, e ela, um dia, virá para todos nós. É uma realidade sobre a qual não podemos enganar nem nos iludir. Precisamos estar preparados para ela! Não precisamos pensar nela todos os dias, mas vivermos bem cada dia é uma maneira de vivermos bem a nossa vida.

Acontece que vivemos a era de uma geração de pessoas iludidas, ludibriadas pelo tempo presente e pelas coisas todas que o mundo nos oferece. É por isso que somos surpreendidos, porque o dia que a morte chega, ela acaba sendo uma armadilha, como nos diz a Palavra.

Precisamos buscar a serenidade e a sobriedade para não perdermos a direção da vida

A Palavra de Deus quer chamar a atenção para três coisas que, inclusive, iludem a nossa geração. “Cuidado para não ficarem insensíveis”. A insensibilidade da alma, do espírito, do coração, da mente e da vontade. A primeira coisa: cuidado com a gula.

A indústria alimentar é a mais poderosa que existe, pois funciona 24 horas, ela serve na sua casa, ela dá uma possibilidade de opções… E se deixar, uma pessoa vir o dia inteiro! Não estou aqui para falar de dieta ou de restrição alimentar, pois cada um tem que cuidar; mas cuidado, porque, muitas vezes, a gula toma conta de nós, comemos mais do que devíamos, nos excedemos, tornamo-nos cheios por causa dela. Você sabe que, quando a barriga está pesada, quando nos tornamos pesados, quando nos excedemos no comer, o cérebro nem funciona direito!

A nossa geração é marcada pelo excesso no beber, o alcoolismo é uma das realidades mais duras e cruéis, mas não precisa ser alcoólatra. Para muitas pessoas, o domingo é começar a beber cedo e só terminar no final do dia; há outros que não conseguir ficar um dia sequer sem ingerir uma bebida alcoólica, nem se percebem e ainda são levados por aquele lema do engano que diz: “A hora que eu quiser parar, eu paro”, e muitos querem parar e não param, são mesmo levados.

Você pega, muitas vezes, as fotografias de status de jovens, de pessoas adultas, é sempre com uma garrafa de algo alcoólico na mão. Cuidado com a embriaguez, é um grande sinal da insensatez! E outros, ou a maioria de nós, somos tomados pelas preocupações da vida, preocupações exageradas, preocupações financeiras, preocupações com isso e com aquilo, ea vida gira em torno de preocupações. Perdemos o foco do essencial, e nem a graça de Deus pode nos dirigir, porque somos tomados por essa embriaguez dos tempos. Precisamos buscar a serenidade e a sobriedade para não perdermos a direção da vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo- Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.