Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Sm 7,18-19.24-29)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo 18foi assentar-se diante do Senhor, e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus!

24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste a teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: ‘O Senhor todo-poderoso é o Deus de Israel’. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27Pois tu, Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração.

28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa a teu servo, 29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 131)

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó:

— “Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó!”

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!

— Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

Ouça a homilia do Evangelho de hoje

Evangelho (Mc 4,21-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +  segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Usemos a misericórdia para medir o próximo

A misericórdia do Senhor está sempre à frente, porque Ele conhece nossas misérias, mazelas e fraquezas

“Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos” (Marcos 4, 24).

Amados irmãos e irmãs, a Palavra de Deus, que penetra nossos corações, chama bastante atenção para as medidas que usamos na vida. Sabemos que todos nós costumamos medir uns aos outros; gostamos de comparar, tachar, julgar e analisar.

Todos somos críticos e temos ponderações a fazer de tudo e todos. Aliás, existem pessoas que passam o dia todo medindo a vida dos outros. Não vou dizer que vivem fofocando ou falando mal, mas vivem na medição. Medem, comentam, analisam e criticam o comportamento do outro e o que ele fala.

É fácil falar da vida dos outros, o difícil é colocar-se no lugar dele e assumir sua vida. É muito simples olharmos com nosso olhar crítico, cheios de comentários, e não sermos capazes de nos colocar no lugar do outro.

Precisamos de uma justa medida sempre que formos falar da vida de alguém; e quem nos deu a justa medida foi o próprio Deus, pois Ele nos mede com Sua justiça e misericórdia.

A misericórdia do Senhor está sempre à frente, porque Ele conhece nossas misérias, mazelas e fraquezas. Por isso, Deus nos mede com uma misericórdia profunda e imensa! É pena que, mesmo sendo medidos com a misericórdia do Senhor, não sabemos medir uns aos outros da mesma forma. Somos muito duros e exigentes, o outro não pode errar conosco; mas nós podemos falhar, errar, ter nossas fraquezas e sempre dar desculpas para o que fazemos.

Permita-me dizer: precisamos aprender a ser justos de verdade, porque, muitas vezes, ao querer ser justos, somos muito justiceiros, queremos a justiça a todo preço, mas não somos capazes de fazer justiça com nós mesmos. Vamos olhar profundamente, verdadeiramente, perceber os erros que os outros cometem. Vamos também perceber que nós cometemos erros piores e maiores, mas não nos enxergamos, não percebemos nossas falhas; por esse motivo, cometemos falhas grosseiras.

Use a boa medida, use a misericórdia divina com o outro, pois é com ela que Deus nos medirá um dia!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.